Na tarde deste domingo (21), governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou que o horário do toque de recolher no estado será ampliado a partir desta segunda-feira (22), por conta do aumento na taxa de ocupação dos leitos, que chegou a 80%. A medida restritiva de circulação será das 20h às 5h. Além disso, as regiões de Jacobina e Irecê entram no toque de recolher, ficando apenas a região Oeste de fora.

O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcoólicas será encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h. Já transporte metropolitano (ônibus, metrô, ferryboat e lanchinhas) pode funcionar até as 20h30.

A atualização do decreto nº 20.233, que instituiu o toque de recolher, será publicada em edição suplementar online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (21). Conforme o decreto, no período das 20h às 5h, é permitido o deslocamento somente para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. 


Exceção

Não são alcançados pelo decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.

Fiscalização

Aqueles que descumprirem a medida podem ser autuados nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público) do Código Penal.

A população pode contribuir com a fiscalização, denunciando anonimamente à Polícia Militar através do telefone 190.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem