Os hospitais particulares em Salvador ultrapassaram a marca dos 90% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Os dados são do último final de semana e apontam uma média de 95,7% de ocupação das unidades.

Dos nove maiores hospitais da capital baiana, em quatro já não há mais vagas para receber pacientes em casos graves. São os casos dos hospitais Aeroporto, Jorge Valente, Português e Teresa de Lisieux.

Entre as unidades da rede particular, a que se encontra com a situação menos crítica é o Hospital da Bahia, que registra ocupação de 85% dos leitos de terapia intensiva.

Cerca de 2,1 milhões de pessoas possuem plano de saúde na Bahia, de acordo com informações do presidente da Associação de Hospitais de Serviços de Saúde do estado, Mauro Adan. E, segundo ele, o alto índice de ocupação dos leitos nas unidades particulares ocorre, porque existem pacientes com outras demandas de saúde além da Covid-19.

“Temos uma taxa de ocupação muito elevada nos hospitais da Bahia. Isso em função de pacientes Covid, que infelizmente estão crescendo com índice de contaminação e internamento, e de pacientes não Covid, porque os hospitais voltaram a atender cirurgias eletivas, urgências e emergências”, declarou.

Segundo Adan, os hospitais particulares estão fazendo remanejamento de leitos de outras comorbidades para leitos específicos de tratamento de pacientes com Covid-19. No entanto, alertou a população para que respeite as recomendações de manter o distanciamento.

“E por isso o alerta: a população precisa atender às recomendações das autoridades sanitárias, por que a capacidade é limitada”, disse.

Na rede pública, o total de leitos de UTI ocupados chegou a 80% no final de semana, o que levou o governo do estado a ampliar o horário do toque de recolher decretado para esta semana. Abaixo, a ocupação de leitos de UTI nos maiores hospitais particulares de Salvador:

  • Hospital Aliança: 95%
  • Hospital da Bahia: 85%
  • Hospital Cardiopulmonar: 90%
  • Hospital Teresa de Liseux: 100%
  • Hospital São Rafael: 97%
  • Hospital Aeroporto: 100%
  • Hospital Santa Isabel: 95%
  • Hospital Português: 100%
  • Hospital Jorge Valente: 100%

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem