O incêndio que consumia a vegetação de serras em Mirangaba desde a sexta-feira (12), na divisa com o município de Saúde, na região de Jacobina – Piemonte da Chapada Diamantina, foi debelado neste domingo (14). Equipes formadas por brigadistas e voluntários de Mirangaba, Jacobina, Corpo de Bombeiro e trilheiros trabalharam para pôr fim à devastação causada pelas chamas.

Neste sábado (13), o ambientalista Wescley Reis, conhecido por Ameixa, falou com o Jacobina Notícias sobre a situação difícil que eles enfrentavam e a devastação que acontecia na Serra da Jacobina – nome da cadeira de serras onde as chamas iniciaram. Wescley pediu que esforços fossem reunidos para pôr fim à queimada. 

A gente precisa das autoridades competentes, da força de vontade de todos e de muitos voluntários pra gente poder debelar isso aqui, porque se não o transtorno vai ser muito maior e o desastre ambiental que isso causa vai ficar para as próximas gerações. Então, eu peço ajuda mais uma vez, que se comprometam. Estarei aqui, durante o tempo que esse fogo durar, pelo menos testemunhando, se eu não puder apagá-lo sozinho. Mas, eu espero que os senhores se comovam e nos mandem ajuda, como sempre, o mais rápido possível – disse em vídeo enquanto mostrava a devastação.

Na manhã de hoje, enquanto seguia para mais um dia de combate às chamas em Mirangaba, Wescley encontrou vários motociclistas do grupo Jacobina Offroad – que participa de enduro, trilhas e competições – e contou à eles as dificuldades que enfrentavam para chegar ao local do incêndio com os equipamentos. De imediato, os trilheiros mudaram a rota e seguiram para auxiliar os brigadistas na difícil subida até o topo das serras, onde eles trabalharam em um calor escaldante com bomba costal até conseguirem debelar o fogo.

Corpo de Bombeiro em Mirangaba

O tenente-coronel Tarcísio Ribeiro, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiro, sediado em Juazeiro, disse ao Jacobina Notícias que mesmo após debelar o incêndio as equipes permanecerão no local por mais um dia, para observar de perto se novos focos surgirão. Caso aconteça, eles estão prontos para extinguir.

"Estou aqui na área de Mirangaba, aqui na cidade. Os focos aqui em Mirangaba eles debelaram, com apoio da brigada e voluntários aqui da cidade. Estou com a equipe aqui para fazer o monitoramento e ver a possibilidade de dar por encerrado aqui, tendo em vista se não houver reignição dos focos. A gente vai ficar aqui mais 24 horas, até amanhã, pra aguardar uma situação mais consistente em termos de não procedência de focos de incêndio", disse o tenente-coronel ao Jacobina Notícias.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias





Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem