No pior momento da pandemia, quando o país supera a trágica marca de 285 mil mortes pelo covid-19 e milhares de famílias vivem a angústia de ter um ente querido à espera de internação, um blog de Ibititá resolveu divulgar um card com a falsa informação de que o município pode ficar sem vacina contra o coronavírus. A Fake News vem à tona justamente no momento em que a cidade recebeu 300 doses extra do imunizante por ter alcançado a meta estipulada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). Graças ao compromisso da gestão municipal em salvar vidas, até o momento mais de 1300 pessoas foram vacinadas em Ibititá.

Mesmo assim, com a inequívoca intenção de desinformar a opinião pública e disseminar o medo, o referido blog publicou nas redes sociais e compartilhou nos grupos de WhatsApp a ilação de que o município pode ficar sem vacina. Diante dos fatos, para proteger os interesses da sociedade ibititaense e salvaguardar valores democráticos, não restou alternativa à gestão municipal a não ser acionar a Justiça contra a responsável pela página e contra o criador da danosa arte visual. O processo de número 0003207-21.2021.8.05.0110 foi protocolado nesta quinta-feira (18) na 1ª Vara Cível da Comarca de Irecê. Além de responder pelo crime de disseminar falsas informações, depois do julgamento do mérito, a dupla terá que se retratar e indenizar a cidade.

Fake News é crime! Na dúvida não compartilhe! Sempre tenha o cuidado de checar a fonte da notícia! Dê prioridade aos veículos oficiais! Você pode ser legalmente responsabilizado! Não caia nessa!

Fonte: Sertão Baiano

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem