Na última quinta-feira (04), a UNDIME-Território do Piemonte da Diamantina promoveu o 1º Encontro on-line com os Dirigentes municipais de Educação, Diretores e Coordenadores Pedagógicos das equipes técnicas dos municípios de Jacobina, Ourolândia, Miguel Calmon, Várzea Nova, Umburanas, Saúde, Mirangaba, Caém e Serrolândia, das 8h 30 às 12h30 através do aplicativo google meet. 

A Diretora do Núcleo Territorial de Educação - NTE 16 – Jacobina, Nazaré dos Santos Costa Alves destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e Municípios e do fortalecimento do trabalho de forma colaborativa junto aos municípios. Apresentou ainda, informações sobre a Pré-jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Estadual de Educação. 

No respectivo encontro a professora do curso de Direito da Uneb/Campus IV Gabriela Barbosa Santos, o professor do IFBA Normando Raimundo de Lima. Jr e a Diretora de Cultura do município de Ourolândia Zoraide Carlos Amorim, representantes do CODETER, explicaram sobre a importância dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável – CODETER’s, da rede territorial colaborativa e os desafios da educação em tempos de pandemia. A professora Gabriela Barbosa abordou sobre o plano de ação da Câmara Técnica de Educação e atividades que serão desenvolvidas através do CODETER. 

Os Secretários Municipais de Educação, diretores e coordenadores das equipes técnicas apresentaram experiências com o ensino remoto, teceram proposições sobre reorganização do calendário escolar, reclassificação, busca ativa, jornada pedagógica, planejamento, formação de professores, dentre outros temas abordados.

O evento proporcionou aos dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das Secretarias momentos de reflexões, orientações e troca de experiências sobre os caminhos e possibilidades do trabalho educativo neste contexto da pandemia da COVID-19, tendo como foco a garantia do direito de aprender destacou a professora Keila Souza dos Santos, Coordenadora Territorial da UNDIME- BA. 

Os participantes destacaram a relevância da promoção do encontro por constituir um espaço significativo de diálogo sobre os reflexos da pandemia nas práticas pedagógicas bem como o fortalecimento de espaços formativos no território.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem