O município de Barreiras, no Oeste baiano, está em expansão entre as maiores economias do estado. O dado foi apontado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) na última quinta-feira (15). Ele é referente ao Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM) no ano de 2018. Puxada pela agroindústria, Barreiras ficou com uma das maiores taxas de expansão entre 2017/2018.

A região Oeste é destaque nacional na produção de grãos, em especial de soja. A oleaginosa é o carro chefe da produção regional e a expectativa é de que a safra 2019/2020, em fase de colheita, resulte em mais um recorde de produção, com 6,7 milhões de toneladas, 11,7% a mais que a safra passada.

O prefeito Zito Barbosa recebeu com otimismo o resultado do estudo. “Estes dados são fundamentais para que possamos melhor entender o comportamento das atividades econômicas presentes em nosso município, além de indicar novos setores e segmentos que passarão a receber uma atenção especial com maiores investimentos da gestão”, disse Barbosa. 

No estudo são avaliados o desempenho econômico das cidades baianas a partir da estrutura produtiva instalada e a dinâmica de cada município em termos de novos investimentos e novos empreendimentos. Daí vem a taxa de expansão econômica.

Em dezembro passado, o IBGE divulgou uma pesquisa em que Barreiras apareceu entre as 15 maiores economias do interior do Nordeste, em 2018. No setor agropecuário, o município ficou com a terceira colocação entre os 15 maiores PIB’s Agropecuários da região.

Segundo a prefeitura, para este ano, um estudo da Consultoria Urban Systems publicado pela revista Exame destacou Barreiras como a 18ª melhor cidade entre as 100 melhores do Brasil para fazer negócios e investir no mercado imobiliário.

Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem