Nesta sexta-feira (23), o governo de São Paulo anunciou que o Instituto Butantan encaminhou à Anvisa o pedido de autorização para o inícios dos teste com a Butanvac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela entidade, que poderá ser produzida sem a importação de insumos. O anúncio foi feito em entrevista coletiva.

"É uma vacina que será muito rapidamente produzida integralmente no Brasil, não depende de nenhuma importação de matéria-prima. Uma capacidade enorme de produção já a partir inclusive da próxima semana", disse o diretor do Butantan, Dimas Covas.

De acordo com a Folha, O protocolo do estudo clínico de fases 1 e 2 foi enviado à Anvisa, que o governo espera iniciar ainda em abril. A duração máxima prevista é de 20 semanas, mas a partir da 16ª haverá resultados de análise primária, o que possibilita o pedido do uso emergencial à Anvisa.

Na primeira fase, checa-se a segurança. Depois, verifica-se o impacto na imunidade dos pacientes. A população alvo nos testes será a população adulta e incluirá, inclusive, pessoas já vacinadas e que tiveram contato com o vírus.

O Butantan estimou que em setembro é possível que se consiga a autorização para uso emergencial, embora isso dependa da Anvisa.

Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem