A agência de medicamentos do Reino Unido aprovou, nesta sexta-feira (4), uma extensão de uso da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em parceria com a BioNTech para uso em crianças a partir dos 12 anos, uma semana após uma autorização semelhante ter sido dada pelas autoridades europeias.

“Revisamos cuidadosamente os dados de ensaios clínicos em crianças de 12 a 15 anos e concluímos que a vacina Pfizer/BioNTech é segura e eficaz nesta faixa etária e que os benefícios desta vacina superam qualquer risco", afirmou a CEO da agência reguladora, a médica June Raine.

“Implementamos uma estratégia de vigilância de segurança abrangente para monitorar a segurança de todas as vacinas contra Covid-19 aprovadas no Reino Unido e essa vigilância incluirá a faixa etária de 12 a 15 anos", adicionou.

Segundo Raine, cabe agora ao Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) decidir quando essa faixa etária será vacinada como parte do programa de vacinação em andamento no país.

“Mais de 2.000 crianças com idades entre 12 e 15 anos fizeram parte dos ensaios clínicos randomizados e controlados por placebo. Não houve casos de Covid-19 7 dias após a segunda dose no grupo vacinado, em comparação com 16 casos no grupo placebo", afirmou o professor Sir Munir Pirmohamed, presidente da Comissão de Medicamentos para Humanos do Reino Unido.

"Além disso, os dados sobre os anticorpos neutralizantes mostraram que a vacina funciona ao mesmo nível que os observados em pessoas com idades entre os 16 e 25 anos. São resultados extremamente positivos”, completou Pirmohamed.

Crianças de 12 a 15 anos já estão recebendo a vacina da Pfizer/BioNtech nos Estados Unidos. França e a Alemanha planejam começar a oferecer o imunizante para essa faixa etária este mês.

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem