Uma "tragédia familiar", foi como descreveu um morador do distrito do Junco, no município de Jacobina, onde residiam a senhora Maria, que faleceu vítima da Covid-19 no dia 6 de junho, e Gilmaria, filha dela, falecida neste sábado (12), com suspeita da doença. Elas foram infectadas pelo novo coronavírus no próprio distrito, assim como outras pessoas da família, e desenvolveram o estado mais grave da doença.

A senhora Maria precisou ser internada no Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, onde acabou não resistindo às complicações decorrentes da Covid-19 e faleceu no domingo passado (leia aqui). A filha da idosa, Gilmaria, também foi internada após apresentar os mesmos sintomas e ter o quadro clínico agravado rapidamente. Neste sábado (12), seis dias após a morte da mãe, Gilmaria faleceu. A suspeita é que a causa da morte também tenha sido por Covid-19, porém ainda não há uma confirmação oficial. 

A reportagem apurou que Gilmaria teria tido resultado positivo em um teste rápido, feito antes do  internamento na unidade, o que não é conclusivo. Ao Jacobina Notícias, a Secretaria da Saúde de Jacobina disse que está apurando a causa da morte da paciente e que será informado após o resultado dos exames. 

Boletim

Conforme o boletim epidemiológico deste domingo (13), Jacobina testou 24.557 pessoas desde o início da pandemia, 6.268 tiveram resultados positivos para Covid-19 e 18.289 foram descartados. Do total de casos confirmados até o momento, 6.010 estão recuperados e 180 permanecem ativos – 174 em isolamento domiciliar e 6 internados, sendo que 3 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 78 pessoas morreram.

Há ainda 120 pessoas aguardando resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), sendo que 117 se mantém em isolamento domiciliar e 3 estão na UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Jacobina, que recebe pacientes de várias regiões da Bahia, é de 100%.

Jacobina Notícias - Tudo sobre Jacobina e região

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem