Ter um animal doméstico na localidade de Manguinhas, no município de Mairi – distante cerca de 108 quilômetros de Jacobina, é garantia de sentença de morte para o bicho e tristeza para seus tutores. Esse é o relato que fez uma moradora da comunidade, que preferiu não ser identificada, ao Jacobina Notícias.

A jovem conta que a matança de animais em Manguinhas acontece há muito tempo, de tal modo que já não existem animais vivendo nas ruas, pois todos foram mortos por envenenamento. Ela disse ainda que, se alguma pessoa resolver criar um gato ou um cachorro e "essas pessoas perceberem, elas vão e matam". Geralmente, os envenenamentos acontecem à noite "porque todo mundo tá dormindo", explicou.

Questionada pela reportagem se alguma autoridade havia se posicionado sobre as denúncias em Mairi, ela disse que "nada foi feito até o momento". Por ser uma comunidade pequena, no interior do município, os moradores têm fortes suspeitas de quem são os autores dos crimes. No entanto, eles nunca foram responsabilizados pelos atos de crueldade. A comunidade espera que algo seja feito para interromper a matança. 

"Eu tinha três gatos e todos foram mortos. Uma amiga que tem crianças resolveu adotar um gatinho para elas, mas no dia seguinte jogaram veneno no quintal e mataram. Gostaria que eles ficassem sabendo que isso é um crime. Já não podemos ter mais animais domésticos em em Manguinhas, cachorros, gatos, porque matam", contou a moradora.

O Jacobina Notícias tentou falar com a assessoria da Prefeitura de Mairi, para saber se a Secretaria de Meio Ambiente e demais órgãos que atuam no combate a maus-tratos de animais iria investigar as denúncias, mas não conseguiu. Nesta segunda-feira, 21, a reportagem buscará um posicionamento oficial.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem