A Jacobina Mineração e Comércio (JMC) - Yamana Gold, deu início no dia 30 de junho à primeira turma do programa de Monitoramento Participativo com a apresentação do 1º módulo de monitoramento em vibração, que permitirá que a população acompanhe e interprete os registros feitos por aparelhos que detectam os movimentos do solo (sismógrafos), em tempo real. Desenvolvido pela JMC Yamana Gold em 2019, o Programa tem como objetivo permitir a interação com as comunidades do entorno, por meio da realização integrada dos monitoramentos ambientais realizados pela empresa.

Serão realizados quatro módulos que irão contemplar a rede de monitoramento da JMC: monitoramento sísmico, monitoramento de poeira e ruído, monitoramento hídrico e monitoramento geotécnico da barragem de rejeitos. Além da capacitação teórica e prática, os resultados dos monitoramentos são compartilhados periodicamente com os participantes.

Para este primeiro módulo que é monitoramento de vibração, os participantes estão sendo preparados para interpretar os dados obtidos pelos dois sismógrafos instalados nas comunidades de Itapicuru e Jaboticaba e que funcionarão 24 horas por dia. O Programa de Monitoramento Participativo irá permitir essa capacitação, dando mais rapidez e transparência aos dados coletados.

No primeiro dia de atividades, foi exibida uma apresentação sobre os conceitos básicos de vibração, impactos ambientais das detonações, comparação de vibrações e abalos sísmicos naturais, o método lavra da JMC, além de citar as Normas Técnicas exigidas pelos órgãos públicos e os equipamentos utilizados pela empresa. Como parte prática, os participantes conheceram o Abrigo Sismográfico localizado na comunidade de Itapicuru e também acompanharam a detonação de Canavieiras no momento exato da atividade.

“A JMC vem trabalhando diversas iniciativas para potencializar a participação dos moradores e o estreitamento da relação empresa e comunidade. O programa é mais uma ação que fortalece a transparência e o objetivo que temos de contribuir com a capacitação da liderança comunitária em busca de uma parceria no cuidado com o meio ambiente e comunidades ao redor”, afirma Leonardo Bomfim Hellstrom, coordenador de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades.

Participam e se capacitam líderes comunitários das comunidades de Itapicuru e Jaboticaba, representantes da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE) e da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina.

Ascom / Yamana Gold

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem