Na manhã deste domingo (1°), manifestantes protestaram em todo o Brasil em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e a favor do voto auditável. Em Salvador, o ato aconteceu entre o Farol da Barra e o Monumento do Cristo.

As manifestações deste domingo ocorreram em demonstração de apoio ao projeto que institui o voto auditável, defendido também pelo governo Bolsonaro e tema de discussões pelo país. Há oposição no Congresso Nacional e por parte de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, que intitulam de "voto impresso" e não auditável, associando-o ao modelo usado no passado. 

No entanto, a base do governo Bolsonaro, que articula em Brasília a aprovação, bem como seus apoiadores pelo país, destacam que o modelo proposto é um avanço e não retrocesso, visto que o sistema seria incluído na própria urna eletrônica.

Voto impresso auditável

Conforme o projeto, após concluir a votação, um comprovante seria impresso para que o eleitor pudesse conferir seu voto físico e, em seguida, depositar em uma urna. Com isso, segundo a proposta, seria possível fazer uma auditoria em caso de problemas técnicos ou possíveis fraudes. O eleitor não levaria qualquer comprovante consigo, pois a impressão ficaria depositada em uma urna para ser usada em caso de necessidade de auditoria.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem