As explosões do lado de fora do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, deixaram ao menos 72 mortos e 140 feridos, segundo informações repassadas por funcionários do Ministério da Saúde Pública afegão a agências de notícias.

O Pentágono confirmou que ao menos 12 militares norte-americanos estão entre as vítimas e 15 ficaram feridos.

“Seguimos focados na proteção de nossas forças [de segurança] à medida que a evacuação continua. Para ficar claro: embora estejamos tristes pela perda de vidas, tanto americanas quanto afegãs, continuamos executando a missão. Nossa missão é evacuar os cidadãos americanos, cidadãos de países de terceiro mundo, portadores de visto de imigrante especial, diplomatas dos EUA e afegãos em risco”, disse Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central.

A autoria do ataque foi reivindicada pelo Estado Islâmico-Khorasan, segundo informado pela Amag, agência de notícias do grupo extremista, em seu canal no Telegram.

De acordo com as primeiras informações divulgadas, houve um ataque suicida e tiros disparados contra a multidão que se concentrava perto do portão “Abbey”, área onde civis afegãos têm seus documentos analisados.

O “Abbey” foi um dos três portões de embarque fechados desde ontem por conta dos alertas de que o Estado Islâmico estaria planejando um atentado no aeroporto.

O incidente ocorre em meio aos esforços de nações ocidentais para a retirada de civis e militares do país, retomado por forças do grupo extremista Talibã.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem