Uma operação conjunta das Forças Armadas iniciou os últimos trabalhos para desinfecção das dependências do Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio, nesta sexta-feira (27), para o evento-teste que será realizado às 18h. Equipes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, responsáveis por higienizar o local, estão desde o início da manhã atuando nos mais de 23 mil metros quadrados que serão utilizados.

Dentre os vários protocolos utilizados para a realização do evento, está a desinfecção constante do espaço.

O tenente da Marinha, Ribeiro Júnior, explicou que os militares responsáveis por atuar na higienização dos espaços são especializados em defesa biológica e têm experiência em sanitização de espaços públicos.

“Essa desinfecção está sendo feita em uma área de 23 mil metros quadrados, por 15 militares treinados, preparados, que têm um curso especial em defesa nuclear, biológica, química e radiológica. Prontos para realizar a desinfecção”, disse.

Além de espaços públicos, os militares também atuaram em órgãos estatais desde o início da pandemia de Covid-19.

É importante destacar também que o Conjunto Bahia [como foi denominada a ação] já realizou mais de 300 desinfecções em todo o estado da Bahia, em diversos órgãos, como o Ministério Público do Trabalho, o Ministério da Economia, diversas Companhias Independentes da Polícia Militar e hospitais.

De acordo com Ribeiro, o material utilizado para higienização dos espaços é uma substância que não prejudica à saúde humana e dá proteção de até dois meses, não atingindo o meio ambiente.

“Utilizamos o paternário de amônia, que é uma substância que não é corrosiva, não é nociva à saúde humana, não degrada o meio ambiente e dá uma proteção de até 60 dias”, declarou.

Atrações

De acordo com a programação, o cantor Gerônimo, a cantora Márcia Castro e os grupos Afoxé Darajú de Odé e Telefunksoul farão shows no evento. A prefeitura também vai montar 125 lounges que comportam até quatro pessoas cada.

"Esse evento será em um formato de show a céu aberto e o espaço será todo dividido por disciplinadores", afirmou o prefeito.

O evento será bancado por apoiadores, que serão responsáveis pelo pagamento dos cachês dos artistas.

Segundo o prefeito, o objetivo do evento-teste é avaliar protocolos e operações que foram previamente analisados pelos órgão municipais envolvidos e autoridades de saúde. As diretrizes usadas no show, que será feito em espaço aberto, servirão de base para a volta gradual do setor.

Convidados

Bruno Reis anunciou que as pessoas que vão participar do evento-teste serão convidados pelas empresas apoiadoras do show. De acordo com o prefeito, o público do evento-teste terá idades diversificadas.

"Os convidados são das associações, das empresas que prestam serviço para esse setor, de diversas faixas etárias que já preenchem esses requisitos, para que você tenha um público mais diversificado possível. Eles estão convidando, eu inclusive sou convidado também, o presidente da Câmara [de Vereadores], a vice-prefeita", disse Bruno Reis.

"Estamos tentando buscar um público mais heterogêneo possível para que isso também seja um fator que a gente leve em consideração essa análise futura, tendo em vista que todos serão monitorados para autorização dos eventos de shows", explicou.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem