A configuração da chapa petista na Bahia em 2022 foi definida com a passagem de Lula pelo estado nos últimos dias. Ficou definido que Jaques Wagner será de fato o candidato ao governo do estado e o senador Otto Alencar, do PSD, candidato ao Senado, com o apoio do PT. 

Rui Costa, que tinha o plano de ser candidato a presidente pelo PT, ouviu de Lula um recado direto. Disse Lula a Rui na reunião entre os presidentes dos partidos aliados: “Prepare-se porque o eu e o Brasil vamos precisar muito de você. O Brasil conta com você”.

A frase foi entendida por todos como um recado de que Rui seria convidado para assumir um ministério num eventual governo Lula. O sinal de Lula teve como objetivo apaziguar as relações na Bahia.

Rui, que desistiu da candidatura a presidente após Lula voltar a ser elegível, pensava em disputar o Senado. Entretanto, esse movimento criaria um problema com um partido que mais e mais interessa a Lula agradar, o PSD de Otto Alencar. Com o aceno de um ministério para Rui, a equação se fecha quase totalmente, faltando definir somente quem será o candidato a vice de Jaques.

Por Guilherme Amado / Metrópoles

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem