O Conjunto Eólico Campo Largo 2, implantado pela ENGIE Brasil Energia nos municípios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia, entrou em operação comercial. Com investimento de R$ 1,6 bilhão, o empreendimento, formado por 11 parques eólicos com 86 aerogeradores, incrementou 361,2MW ao portfólio da Companhia e ao sistema elétrico nacional. Com isso, a ENGIE chega a1.262,8 MW de capacidade instalada em energia eólica, considerando, além do Conjunto Eólico Campo Largo 2, os Conjuntos Eólicos Campo Largo I e Umburanas, que entraram em operação em 2018 e 2019. 

“As sinergias existentes na região, entre elas a utilização da mesma subestação, linha de transmissão, infraestrutura de canteiro e acessos internos, possibilitaram a aceleração da entrega deste empreendimento. Além disso, mesmo diante da pandemia por Covid-19, o alto comprometimento e a experiência dos nossos times em campo foram diferenciais na gestão deste projeto em meio a tantos desafios”, disse Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia 

As obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2 foram iniciadas em julho de 2019 e os primeiros aerogeradores começaram a ser montados em julho de 2020, atividade realizada paralelamente à ampliação da subestação e implantação das redes de média tensão. A entrada em operação comercial do primeiro parque aconteceu em fevereiro de 2021 e, em agosto, foram finalizadas as montagens dos 86 aerogeradores e o comissionamento de todas as máquinas. 

Por conta da grandiosidade do empreendimento, a logística para o transporte de equipamentos de grande porte e a pandemia de Covid-19 foram alguns dos maiores desafios da obra, que gerou aproximadamente 2.200 postos de trabalho, chegando a contar com 1.500 trabalhadores no pico de produção, em mais de 40 frentes de trabalho paralelas. Foram cerca de 4.600 toneladas de aço e 47 mil m³ de concreto utilizados, além da implantação de 75 quilômetros de acessos internos e 101 km de redes de média tensão, com mais de mil postes. 

Para o gerente de projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali, o sucesso da finalização do empreendimento se deve ao comprometimento da equipe e ao apoio irrestrito das demais áreas da empresa.  “A pandemia pegou a todos de surpresa, mas temos um time forte, que faz a gestão de projetos em todos os seus aspectos, trabalha com autonomia e de forma integrada,e conseguimos evoluir muitodentro deste cenário. Investimos em medidas preventivas, parcerias com os órgãos de saúde, na criação de protocolos estruturados e eficientes, que nos ajudaram na tomada de decisões e resoluções de casos. Desta forma, foi possível concluir o cronograma das atividades, mantendo sempre a segurança de todos em primeiro lugar”, destacou Pasquali.

Compromisso com as comunidades

Buscando promover a transformação social e contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, a ENGIE investiu mais de R$ 17 milhões em projetos sociais na região de Umburanas e Sento Sé desde 2016, incluindo iniciativas nas áreas de saúde, esporte, segurança, educação, infraestrutura, lazer, entre outras.

“Como geradores e transmissores de energia, estamos profundamente vinculados às comunidades de entorno das nossas usinas e projetos, atuando de maneira conjunta para possibilitar o desenvolvimento social e humano e promover mais oportunidades de prosperidade para todos. Estes são aspectos indissociáveis dos nossos negócios”, explica Sattamini. 

Dentre as iniciativas realizadas ao longo da implantação do Conjunto Eólicos Campo Largo 2, além de apoiar o município e a comunidade no enfrentamento à covid-19,  destacam-se as ações de capacitação e geração de renda, como a implantação de um ateliê de costura e de uma horta comunitária; construção de uma sede comunitária, praça e quadra esportiva, reforma de escola e criação de um Centro de Empoderamento Digital, gerando oportunidades de aprendizado e empreendedorismo para a comunidade local.

De acordo com Pasquali, os projetos sociais foram muito importantes e possibilitaram mudanças e melhorias diretas na realidade das pessoas. “Sempre que geramos ou transmitimos energia, promovemos riqueza que nos possibilita investirmos nas comunidades onde estamos presentes.O investimento social é um reconhecimento à parceria com a população, que é parte do sucesso do empreendimento”, finalizou o gerente.

Ascom / Angie

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem