O combate ao incêndio criminoso que atingiu o Parque Estadual das Sete Passagens, em Miguel Calmon – na região de Jacobina – chega ao quinto dia. Nesta segunda-feira (18), a força-tarefa que envolve mais de 70 pessoas e duas aeronaves segue trabalhando para debelar as chamas que já consumiram quase 700 hectares de reserva entre os dois municípios.

O incêndio teve início na localidade de Covas, na zona rural de Miguel Calmon, e se propagou rapidamente pela vegetação seca e rasteira sobre as serras na divisa com o distrito de Itaitu, no município de Jacobina. Inicialmente, alguns moradores e ambientalistas voluntários fizeram o possível para impedir o avanço das chamas. Entretanto, o incêndio já havia tomado proporções gigantescas.

A chegada de reforços vindos de outros municípios melhorou a efetividade as ações, com a presença de equipes do Corpo de Bombeiro Militar, brigadistas voluntários de Jacobina, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Jaguarari. Nesta segunda-feira, outras duas aeronaves e mais de 100 brigadistas devem chegar à região. Os aviões, que são abastecidos com água no aeroporto de Jacobina, seguem durante todo o dia para a área atingida.

Investigação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que uma perícia será realizada no local onde teve início o incêndio. O Inema vai apurar as causas e possíveis culpados pela devastação ambiental. Na sexta-feira, um homem foi preso no povoado de Covas e encaminhado para a delegacia de Miguel Calmon, suspeito de ser o causador do incêndio.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem