Moradores do distrito de Lages do Batata, no município de Jacobina, acordaram na manhã deste sábado (30) com a notícia de que um corpo, em estado avançado de decomposição, havia sido encontrado no lixão da localidade. Uma imagem dos restos mortais de um homem circulou pelas redes sociais e deixou a comunidade apreensiva, imaginando ser algum morador.

Conforme apurou a reportagem do Jacobina Notícias, a informação chegou até a Polícia Militar e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), que enviaram viaturas e equipes ao distrito – distante 30 quilômetros de Jacobina – para iniciar os trametes legais, recolher o suposto corpo ao necrotério e buscar a identificação do cadáver.

Fake news

No entanto, ao chegar no local indicado em Lages do Batata, após todos os recursos mobilizados, se descobriu que a informação era falsa, a chamada fake news, criada por alguém mal-intencionado e disseminada nas redes sociais indiscriminadamente. Inclusive, a redação do site Jacobina Notícias recebeu a imagem e áudios de moradores de Lages do Batata que acabaram acreditando na história.

As vezes esperamos um pouco mais antes de atender o chamado, checando com mais detalhes, e o cidadão fica com raiva, mas é que são muitos trotes, muitas fake news.  Nesse caso mesmo, nós buscamos averiguar antes, até moradores acreditaram, mas ainda assim tem o risco e não era verdade – contou um policial militar ao Jacobina Notícias

Após checar que se tratava de uma informação falsa, as equipes que foram ao distrito, podendo até ter deixado de atender uma situação urgente e real, voltaram para Jacobina e seguem à disposição da população. Se o autor da fake news for identificado, ele será preso e responderá na justiça pelo crime.

São diversos os prejuízos. População fica abalada emocionalmente, envolve muitos fatores e, no final, todos nós perdemos – lamentou o PM.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem