Neste 1° de outubro comemora-se o Dia Nacional da Pessoa Idosa e Dia Internacional da Terceira Idade, data instituída pela ONU como forma de chamar a atenção para essa população e a necessidade de garantir e respeitar seus direitos.

Como parte das celebrações alusivas à data, a Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), está promovendo desde a quinta-feira (30/9) uma série de atividades que, além de homenagear, chama a atenção para a importância da valorização da pessoa idosa. As ações ocorreram, também, durante a sexta-feira (1º).

De acordo com Yiolanda Fagundes Melo, diretora de Proteção Social Básica, “no município de Jacobina existem quatro unidades do CRAS e mais três equipes volantes que trabalham com os idosos, oferecendo o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que, conjuntamente, promoveram estes dois dias de atividades especiais”.

Equipes estão participando de uma série de eventos em diversos locais do município. O CRAS Alice Barros Figueiredo, localizado no Centro da cidade, realizou atividades aeróbicas ao ar livre na praça do bairro Jacobina I, com um grupo de idosos que frequentam a unidade.

No CRAS do distrito do Junco, foi oferecido café da manhã e realizadas atividades que promoveram o resgate das cantigas de roda, assim como o resgate memorial das culturas que eram vivenciadas pelos idosos, a exemplo dos recitais de poesias.

A equipe do serviço de convivência do Paraíso realizou um passeio na Vila de Itaitu, visitando seus pontos turísticos e culturais, como a Casa de Cultura e a igreja da localidade. Também foi servido café da manhã ao ar livre onde os idosos puderam apreciar a beleza natural do lugar.

Já a equipe do distrito de Caatinga do Moura, promoveu uma oficina de artesanato como forma de incentivar a criatividade e também divulgar que parcela expressiva da terceira idade permanece ativa nas suas habilidades manuais.

Fechando as atividades, o CRAS do distrito de Lages do Batata promoveu uma tarde de atividades aeróbicas. Um momento bastante descontraído com muita dança e ginástica especial para a terceira idade para deixar todo mundo em forma.









Ascom / PMJ

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem