A Jacobina Mineração e Comércio (JMC) Yamana Gold entregou hoje (01/10) a obra de pavimentação asfáltica da estrada que passa pelas comunidades de Itapicuru e Jaboticaba, realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura Municipal de Jacobina. Participaram da cerimônia o prefeito Tiago Dias, o vice-presidente de Operações Brasil e Argentina da Yamana Gold, Sandro Magalhães, o gerente-geral da JMC, Edvaldo Amaral, além de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, secretários municipais, vereadores, Acija, moradores das comunidades locais e a Filarmônica 2 de Janeiro. 

A JMC investiu mais de R$ 1,3 milhão para essa e outras obras, como o calçamento de alguns trechos das estradas vicinais de Itapicuru e Jaboticaba.

“A relação com as comunidades tem um valor muito grande para a Yamana. Os investimentos que estamos fazendo visam a qualidade de vida destas pessoas, que são os nossos vizinhos aqui. Continuaremos atuando sempre de forma respeitosa e fortalecendo antigas e também novas parcerias”, comemora Sandro Magalhães.

A PPP foi firmada em abril deste ano e visa a melhoria das condições de infraestrutura das comunidades do entorno da JMC. Além da recuperação da estrada que passou por remoção de capa e aplicação de manta asfáltica, também foi criado um parque de estacionamento mais amplo voltado para veículos de grande porte na área em que antes se concentravam os carros e motos que iam para a JMC. 

"Essas melhorias visam dar mais conforto à comunidade além de eliminar incômodos com a quantidade de veículos pesados e ônibus em áreas de circulação dos moradores. Com a readequação dos estacionamentos externos agora temos um exclusivo para veículos pesados, que fica localizado antes do Itapicuru. Já o estacionamento que fica na entrada da empresa está restrito apenas para os ônibus de transporte de colaboradores", explica Edvaldo Amaral.

Com a doação dos insumos pela JMC a prefeitura está direcionando as equipes de construção civil para a realização do calçamento das estradas vicinais. 

"Constantemente temos realizado diversas ações de melhorias nas comunidades vizinhas visando o bem-estar e proporcionando benefícios para elas. É muito satisfatório podermos proporcionar a melhoria na qualidade de vida das comunidades com o apoio do município", comemora Edvaldo Amaral, gerente-geral da JMC.

Programa de Desenvolvimento Comunitário 

A Yamana possui o Programa de Desenvolvimento Comunitário que tem como objetivos alinhar as expectativas e responsabilidades com os moradores das comunidades vizinhas, ser parceiro na construção de melhorias duradouras da qualidade de vida dos moradores, criar valor compartilhado, promover o protagonismo local e envolver outras instituições para construção de uma rede voltada à promoção do desenvolvimento sustentável local.

Com o programa, um grupo de trabalho envolvendo comunidade e empresa se reúne mensalmente para analisar, discutir e executar ações nas comunidades a partir das necessidades, demandas e interesses coletivos. Por meio dele já puderam ser desenvolvidas ações nas áreas de saúde, educação, transporte, moradia, social e relacionamento.

Ascom / Yamana Gold

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem