Com o desafio de inserir o jovem no meio rural e contribuir com a gradual transição para uma agricultura renovada, o Sebrae em Jacobina realiza o curso “Jovem Empreendedor no Campo” para estudantes dos municípios de Ourolândia, Várzea Nova, Caém, Pindobaçu, Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Senhor do Bonfim e Baixa Grande, no Centro-Norte baiano. A iniciativa é fruto de contratos de parceria entre o Sebrae e prefeituras da região e contempla cerca de 200 estudantes que vão estudar gratuitamente e de forma presencial.

Com foco no empreendedorismo, a capacitação compreende temas como Comportamento Empreendedor, Planejamento Estratégico e Plano de Negócio que serão estruturados em cinco encontros com 4 horas de duração cada: Oportunidades no Campo, Potencial dos Negócios Rurais, Mudança e Inovação, Mecanismos de Apoio ao Setor Rural e Projetos para o Campo.

O gestor do Sebrae em Jacobina, Valdemir Cavalcante, explica que “a capacitação é de suma importância para inserir o jovem no processo de discussão sobre as possibilidades de empreender no campo, tanto do ponto de vista de geração de emprego e renda, quanto da possibilidade de sucessão familiar que é uma das principais causas da descontinuidade dos negócios rurais".

Para a secretária de Agricultura do Município de Ourolândia, Deise Oliveira, o Jovem Empreendedor no Campo é uma excelente oportunidade para que os jovens desenvolvam e despertem as suas habilidades empreendedoras. “Essas ações e parcerias com o Sebrae têm como objetivo levar conhecimento e mostrar aos jovens que existem inúmeras possibilidades de empreender e se fixar no campo. Os alunos desenvolveram projetos criativos com base nas potencialidades do município. A gestão busca o desenvolvimento econômico e nada mais justo que incentivar os nossos jovens”, enfatiza.

Em Ourolândia, o curso contou com a participação de 25 jovens. As atividades já foram concluídas em sete municípios. Baixa Grande tem previsão de término no final de outubro.

Outras informações podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação, ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão fazer contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046.

Por Tamara Leal / Ascom Sebrae


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem