O pequeno Enzo Chaves, de seis anos, foi uma das vítimas das fortes chuvas que atingiram o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Durante entrevista ao g1, ele falou sobre a tragédia que deixou famílias desabrigadas.

A casa de Rebeca [caiu], a casa de vó, de todo mundo. Aí a nossa casa caiu também. Eu fiquei com medo. Eu não gosto de tudo cheio de lama aqui, não. Eu não gosto da enchente, das casas quebradas.

“Quebrou as coisas de Rebeca [a prima], ela ficou sem casa, as coisas dela quebraram. A casa de Daiane, de todo mundo. A casa de vó tirou os telhados, os telhados voou tudo [sic]. Rebeca ficou sem geladeira, sofá”, complementou.

A avó que Enzo se refere é a mãe do pai dele. Após a tragédia, a família está abrigada na casa da avó materna. Segundo a mãe de Enzo, Sônia Chaves, Rebeca é prima do pequeno. No entanto, ela disse que o filho também falou sobre outros moradores da região que também foram afetados.

"Ele cita o nome da avó, ela perdeu muita coisa. A casa não chegou a cair, mas a estrutura não está firme. Ele fala também de Rebeca, que é prima dele e ficou sem casa. Os outros são primos. Ele também fala de gente que não é [parente]".

O sonho de Enzo é ver o distrito de Nova Alegria "limpo" de novo, sem a lama e os destroços que tomaram contato do local após o temporal.

Eu tenho vontade de ver as casas de pé de novo. Eu quero ver Nova Alegria todo limpo [sic]. Todo mundo com as casas de volta.

"Eu queria de volta a casa de Rebeca, de Daiane, Lorrane, minha mãe, meu pai, Vaguinho e também vó, dona Duzinha, Nu e todo mundo”.

Nesta sexta-feira (17), os moradores de Nova Alegria seguiam limpando as casas. O distrito foi tomado pela lama após as fortes chuvas na última semana.

Além disso, os moradores aproveitam o dia para colocar os móveis que não foram levados pela água na rua, a fim de secá-los com ajuda da luz do sol.

Também é possível ver muito entulho espalhado pelas ruas como, por exemplo, madeira, telha, tijolos das casa que desabaram, móveis quebrados. Por causa disso, muitos urubus apareceram na cidade e se espalharam pelo local.

12 mortes e 220 mil afetados

Doze pessoas morreram na Bahia em decorrência das chuvas, conforme balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), na quarta-feira (15). O estado também contabiliza 267 feridos.

Ao todo 220.297 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. As mortes foram registradas em:

  • Amargosa (2);
  • Itaberaba (2);
  • Itamaraju (3);
  • Itapetinga (1);
  • Macarani (1);
  • Prado (1);
  • Ruy Barbosa (1);
  • Jucuruçu (1).

Até então, os números de pessoas que perderam as casas não foram modificados: 6.371 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras.

Outras 15.199 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo do município. O número de municípios em situação de emergência ainda não foi alterado e permanece em 51.

Fonte: g1



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem