Centenas de famílias afetadas pelas chuvas no extremo sul da Bahia começam a ser beneficiadas com a entrega de eletrodomésticos e utensílios no município de Itamaraju, na manhã desta quarta-feira (29). São 380 geladeiras, 500 botijões de gás, mil fogões e cinco mil lâmpadas eficientes. A ação marca o recomeço e a reconstrução das vidas das famílias atingidas pelo temporal.

A emoção tomou conta das famílias que receberam as doações e encheram de esperança aqueles que foram afetados pelos temporais. Para Almira dos Santos, moradora de Itamaraju, a entrega desses itens é um recomeço. “Fico feliz com essa geladeira nova porque perdemos tudo durante esse temporal. Muitas famílias perderam o que tinham. Fiquei com a minha vida, graças a Deus, e fico grata por receber essa geladeira, que é o começo de uma nova etapa nas nossas vidas”, comentou Almira.

Durante o temporal, Almira precisou ser resgatada de barco e, por muito pouco, não perdeu a vida na enchente. Os olhos cheios de lágrimas demonstravam a gratidão e o sentimento de esperança por dias melhores.

“Muito importante essa ação porque nós realmente perdemos tudo. Eu, minha família e muitas outras famílias perderam tudo nesse temporal. Graças a Deus, estamos vivos e hoje estamos recebendo essa benção para poder recomeçar a nossa vida”, afirmou Elisangela Santos, moradora beneficiada com uma geladeira nova, de 260 litros.

Presente no ato de entrega, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, destacou o trabalho de reconstrução e também esse acolhimento imediato que está sendo feito junto às famílias. “Essa entrega aqui hoje, a primeira de muitas outras que ainda teremos, marca o recomeço para milhares de famílias afetadas pelas chuvas. Muitas famílias perderam tudo e precisam do apoio de todos para reconstruir suas vidas. Junto às doações, o Governo do Estado já anunciou um auxílio financeiro para as famílias, além de linhas de créditos para comerciantes e agricultores. Tenho certeza com essa união e trabalho vamos superar esse momento difícil”, explicou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

O Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), realizou a compra de 120 geladeiras e 500 botijões. Os outros 160 refrigeradores foram doados pela Neoenergia Coelba e os fogões pelo Magazine Luiza

As famílias beneficiadas foram identificadas durante processo de triagem pela SJDHDS e, desde a semana passada, é feito um trabalho de busca ativa das vítimas dos temporais para a identificação das necessidades e urgências de cada uma delas. A SJDHDS também tem prestado apoio técnico às equipes de assistência social dos municípios.

Para ser beneficiada com a doação, as famílias precisam estar inscrita no cadastro único de programas do governo federal (CadÚnico); ter residência no município em estado de calamidade pública; e o imóvel atingido pela chuva com perda de eletrodomésticos. A comprovação é feita por órgãos municipais e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Jacobina Notícias - O seu portal de informações


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem