Passageiros do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, estão impedidos de desembarcar na cidade por causa de um surto de Covid-19 dentro da embarcação. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do município, Léo Prates.

Por meio de um áudio enviado à imprensa, o secretário informou que já são 56 notificações de pessoas diagnosticadas com a doença dentro do navio.

“Nós estamos cada vez mais recebendo mais notificações de pacientes com Covid-19 dentro do navio que está para aportar em Salvador. Já são 56 e por isso nós estamos bloqueando neste momento, junto com o governo do estado e com a Sesab [Secretaria de Saúde do Estado], nós estamos bloqueando a descida desses passageiros por conta da alta contaminação deste navio até nós termos toda a segurança. Nós vamos bloquear, do ponto de vista sanitário, o desembarque desses passageiros até que tenhamos total segurança”, disse Léo Prates.

O navio aportou em Salvador às 8h. Ele veio da cidade de Santos (SP) e teria como próxima parada a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Cerca de 4 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, estão no navio. A Sesab, SMS e Anvisa acompanham a situação.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que acompanha a situação de casos da Covid-19 no navio atracado no porto de Salvador. Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, bloquearam o desembarque dos passageiros e têm adotado medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários.

Até o momento foram contabilizados 56 diagnósticos positivos. A porta voz da Diretoria de Vigilância à Saúde do Município, Andréa Salvador, encontra-se no local para alinhamento das medidas e ao final da inspeção atenderá a imprensa.

O g1 entrou em contato com a assessoria da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que disse que não tem informações sobre o caso.

Já a Contermas, que administra o Novo Terminal Marítimo de Salvador, disse ao g1 que apura as informações sobre o surto de Covid-19 no navio.

A temporada de cruzeiros marítimos foi iniciada em Salvador no dia 7 de dezembro deste ano, com o atraque do primeiro transatlântico no porto da capital, que foi a primeira embarcação do tipo a aportar em Salvador desde março de 2020.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem