A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retoma os trabalhos de plenário e comissões técnicas nesta terça-feira, primeiro de fevereiro, às 10h, em ato solene que contará com as presenças do governador Rui Costa, que lerá a sua mensagem anual ao Legislativo, e das mais elevadas autoridades civis e militares da Bahia. A sessão presencial observará rígidas regras sanitárias e de distanciamento social, como exige a luta pela contenção da pandemia que segue ceifando vidas e lotando hospitais por todo o país.

Apenas o Chefe do Executivo discursa nesta cerimônia, tradicionalmente fazendo um balanço das ações realizadas no exercício passado, bem como apontando prioridades e programas a serem executados no ano em curso. O presidente Adolfo Menezes também falará, para agradecer a presença do Chefe do Executivo, demais autoridades e lembrar que o ato solene com a presença do governador na Casa dos representantes dos baianos, uma Casa de contrários, simboliza a harmonia existente entre os poderes, base para o convívio democrático.

EVITAR RISCOS

Tradicionalmente esta solenidade gera significativa aglomeração, lotando o plenário, galerias e salas de comissões, com a presença maciça de políticos e autoridades, mas na atual emergência sanitária o presidente Adolfo Menezes determinou a adoção de providências capazes de evitar aglomeração – mitigando ao máximo o risco de transmissão da Covid-19, que tem na variante Ômicron um enorme risco de saúde pública tal a sua capacidade de transmissão.

Um link será aberto para os parlamentares que optarem por assistir a reabertura dos trabalhos de forma remota. O conjunto dos deputados estaduais está comprometido com a observância dos protocolos sanitários, priorizando o combate à pandemia e a participação de convidados ou lideranças políticas da capital ou interior será reduzida. 

Para o deputado Adolfo Menezes o momento é de extrema cautela e a menor agressividade da cepa atual não autoriza a ninguém abaixar a guarda. "A covid-19 continua matando, lotando UTIs, bem como leitos clínicos, carreando infortúnios e prejuízos sem fim para nossa gente. O parlamento continua a fazer a sua parte, trabalhando diuturnamente como sempre tem feito, adotando as medidas necessárias à contenção do avanço da pandemia entre os servidores, parlamentares e demais colaboradores da ALBA, enquanto a emergência perdurar. Portanto, na cerimônia de reabertura, será exigido de todos a utilização de máscaras, álcool em gel será disponibilizado e a capacidade do plenário de aproximadamente 200 cadeiras será reduzida a menos da metade – com espaçamento mínimo de um metro entre elas, inclusive na mesa de honra dos trabalhos”, explica o chefe do Legislativo estadual. 

Antes do início da sessão solene, o presidente Adolfo Menezes, participará de solenidade militar na rampa, quando passará em revista à tropa da Polícia Militar formada em homenagem ao Legislativo que contará com a presença da banda da corporação, a banda Maestro Wanderley. Ele aguardará a chegada das autoridades na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, que aguardarão a abertura dos trabalhos no Salão Nobre.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem