A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente navios de cruzeiro nos portos de Salvador e Ilhéus após pedido da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com isso, ficam proibidas a operação e atracação dessas embarcações nos terminais marítimos.

Ao explicar o pedido, a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, afirmou que “a solicitação foi pautada na precaução, tendo em vista que apesar dos requisitos para ingresso nos cruzeiros, com a exigência do RT-PCR para os passageiros, percebe-se que é preciso aperfeiçoar o controle”.

Além disso, a gestão estadual mencionou como prioridade a situação de emergência decorrente das enchentes em 166 municípios baianos, o que exige ações para mitigar danos à saúde da população exposta aos desastres.

As operadoras de cruzeiros já haviam anunciado a suspensão das rotas em todo o país até 21 de janeiro devido a "incertezas na interpretação e aplicação de protocolos previamente aprovados".

Em comunicado, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) informou que “busca alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios para resolver as diferenças de interpretação e aplicação das medidas previamente aprovadas com este novo cenário”.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem