A jovem Anatália Jacobina de Jesus, 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira, no município de Caém - região de Jacobina - foi classificada para compor a seleção baiana de atletismo escolar, na etapa nacional da Gymnasíade, cuja a seletiva estadual foi realizada no último mês de dezembro, em Salvador. Na ocasião, a jovem atleta foi campeã de salto em altura com a marca de 1,50 metro e vice-campeã dos 3 mil metros rasos.

Dependendo do seu desempenho na etapa nacional da Gymnasíade, com local e data ainda a serem definidos, a estudante poderá participar do Gymnasíade Mundial, que será realizado na França, em 2022. Trata-se de um evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

A estudante falou da importância do esporte em sua vida e de servir como inspiração para outros jovens. "Pratico atletismo desde os dez anos de idade por incentivo do meu pai, que também é atleta. Essas conquistas e participações em campeonatos são muito importantes para dar visibilidade à minha cidade e escola e, também, para incentivar outros estudantes a praticarem esporte, pois é algo que traz vários benefícios para a saúde física e mental. No dia a dia na escola, por exemplo, me sinto mais disposta e tenho mais produtividade", revelou a jovem atleta, que treina diariamente com o seu pai, às 5h da manhã, antes de ir para a escola.

O pai de Anatália, Crenilson Jesus, não esconde o orgulho que sente pela sua filha. "O esporte ajuda muito no desempenho escolar, pois com a disciplina, o jovem tem a tendência de se esforçar mais para atingir os seus objetivos, porque o esporte também educa. Sempre procuro incentivar a minha filha nos estudos e no esporte, pois é possível ter uma carreira através do atletismo. Fico muito feliz com o desempenho dela nas competições, pois ela se dedica muito ao esporte".

Competições

Anatália também se destacou no Campeonato Pernambucano sub-20 de atletismo, ocorrido no mês de setembro, no qual conquistou medalha de ouro no revezamento 4×400; medalha de prata nos 3 mil metros com obstáculos; e medalhas de bronze nos 3 mil metros rasos e no revezamento 4x100. 

Além disso, ela participará das seguintes competições: Copa Nordeste de Cross Country, no dia 20 de fevereiro de 2022, na cidade de Petrolina, em Pernambuco; Copa Brasil de Cross Country, no dia 13 de março, em Serra, no Espírito Santo; e Campeonato Brasileiro Sub-20, que acontecerá de 22 a 24 de abril, em local a ser definido.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem