O surto de gripe causado pelo vírus influenza, que afeta várias cidades do Brasil e superlota unidades de saúde, também está causando estragos em Jacobina. No Hospital Regional Vicentina Goulart e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde as pessoas com síndrome gripal são levadas, a busca por atendimento é intensa desde o final de dezembro e segue aumentando assustadoramente.

De acordo com apuração feita pelo Jacobina Notícias, mais de 350 pessoas são atendidas por dia nas duas unidades. E esse é um dado extraoficial, o que indica que o surto pode ser ainda pior, se avaliados cuidadosamente. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a área onde os pacientes ficavam em observação no Hospital Regional de Jacobina se tornou local de internamento. 

Todos os setores do hospital estão lotados, inclusive a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que hoje opera com taxa de 90% de ocupação.


Diante do surto de gripe, os profissionais de saúde que trabalham nas duas unidades estão sobrecarregados. O mesmo ocorre em cidades da região de Jacobina. A UPA de Capim Grosso, por exemplo, está à beira do colapso.

Em algumas cidades do país já se fala em epidemia de influenza, como nos casos de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem