Água potável utilizando apenas a chuva e o sol e a garantia de mais saúde para moradores de Umburanas, na Bahia. Essa é a proposta da tecnologia Aqualuz, que tem possibilitado o tratamento de água de cisternas a 40 famílias das comunidades rurais de Rodoleiro e Barriguda da Brasília.

Mais de R$ 90 mil foram investidos no projeto, implantado pelo Conjunto Eólico Campo Largo 2, operado pela ENGIE. Ele consiste em uma estrutura simples formada por uma caixa de inox, com tampa de placa de vidro, que purifica água através de raios solares. Segundo a Aqualuz, o equipamento consegue tratar até 30 litros de água por dia e não utiliza nenhuma substância no funcionamento. Sua vida útil é estimada em 20 anos e a manutenção é baseada na lavagem com água e sabão.

“O projeto impacta diretamente na melhoria da saúde da população e por isso ele é tão importante. O nosso intuito é que esses moradores, que não têm acesso a água encanada, tenham a oportunidade de consumir uma água potável, reduzindo assim os problemas de saúde, decorrentes do consumo de água contaminada”, destacou o gerente da regional Bahia da ENGIE, Lucas Moura.

O projeto começou a ser implantado na região em junho de 2021, quando foi realizado um diagnóstico nas comunidades com relação ao tratamento de água. Durante esta etapa a equipe da Aqualuz constatou que 30% das famílias possuíam filtro de barro e 20% faziam uso de cloração. Destas, apenas 10% das que usam filtro realizavam a troca das velas como adequado, e das que utilizam cloração, 50% aplicavam no formato ideal.

As etapas seguintes de implantação do projeto contemplaram capacitações individuais das famílias sobre o uso da tecnologia, a instalação dos equipamentos, além dos monitoramentos remoto e presencial para acompanhamento e orientações.

A moradora Lídia Maria Joaquim da Silva, foi uma das beneficiadas. Desde que recebeu o aparelho ela faz uso contínuo e destaca que já percebeu muitas melhorias. “ Nossa realidade mudou completamente. Aqui em casa tínhamos constantes de dores de barriga e diarreia. Desde que começamos a fazer uso do Aqualuz não tivemos mais estes tipos de problema. Isso demonstra que estamos consumindo uma água de qualidade”, informou Lídia.

O morador Wilson Dias, definiu a tecnologia como “espetacular e com um tratamento exemplar”. Segundo ele, a comunidade pretende montar um projeto para buscar recursos a fim de ampliar a implantação de cisternas em comunidades locais já com a tecnologia Aqualuz. “ Assim como nós fomos beneficiados, queremos que outras famílias tenham oportunidade de ter acesso a uma água de qualidade”, ressaltou Wilson.

O monitoramento final do projeto foi realizado no mês de novembro, quando a equipe do Aqualuz visitou as famílias contempladas. Além do reforço da importância do uso do equipamento, o grupo realizou manutenções corretivas e orientou os beneficiários, que também esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões.

Mais de R$ 18 milhões já foram investidos em Projetos Sociais pela ENGIE na região baiana, onde a Companhia opera os Conjuntos Eólicos Campo Largo 1 e 2 e Umburanas.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem