A unidade básica de saúde do bairro da Caeira, a antiga Semusa, em Jacobina, vem atendendo dezenas de pessoas com sintomas gripais todos os dias. Diante do um surto de gripe, da influenza H3N2 e do avanço da Covid-19, as pessoas com sintomas buscam logo fazer o teste e tirar a dúvida.

O Jacobina Notícias esteve na unidade pela manhã, e observou a movimentação intensa de pessoas em busca de atendimento. Os profissionais informam que, para ir até o posto, é indicado que a pessoa leve um documento oficial e o cartão do SUS. Aqui é feito um breve cadastro e a pessoa passa por atendimento médico, onde são avaliadas as condição clínicas e se é o melhor momento para fazer o teste. Dependendo dessa avaliação, o médico define se a coleta será feita no mesmo momento ou em um outro dia, a contar o período em que os sintomas surgiram.

Os exames são feitos por coleta através do swab nasal, e enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que leva em média 5 dias para informar o resultado. 

Boletim epidemiológico

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (7) pela Secretaria Municipal de Saúde, Jacobina registrou o 109° óbito por Covid-19 e tem 410 casos ativos da doença, 408 estão em isolamento domiciliar e 02 internados, sendo que 01 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Além disso, 248 pessoas aguardam resultados de exames do Lacen, 243 delas seguem em isolamento domiciliar e 05 estão internadas, com 03 na UTI.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem