Com apenas 11 anos de idade, Embla Ademi se afastou da escola devido o preconceito sofrido por ter síndrome de Down. Os pais das crianças não aceitaram a integração de Embla na turma e, por isso, a escola a deslocou para uma sala separada dos demais. Após repercussão nacional do caso, o presidente da Macedônia do Norte, Stevo Pendarovski, resolveu acompanhá-la até a escola.

“Não só essas crianças devem usufruir de todos os seus direitos, como devem sentir-se iguais e bem-vindas nas salas de aula e nos recreios. Essa é a nossa obrigação, enquanto Estado, mas também enquanto indivíduos, e a empatia é o elemento-chave desta missão comum”, afirmou Stevo Pendarovski.

O presidente da Macedônia do Norte publicou fotos do momento em que levou a menina à escola em sua conta do Instagram. "O preconceito não deve ser mais forte que o direito das crianças. Somos todos igualmente responsáveis pelo sorriso da Embla e de todas as crianças", escreveu Pendarovski na legenda das fotos.

Além disso, Stevo Pendarovski chegou a visitar a casa de Embla e conversou com seus pais sobre os desafios que enfrentam diariamente.

Fonte: O Povo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem