O jornalista Brent Renaud, 50 anos, foi baleado e morto na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, na Ucrânia, neste domingo (13/3). A informação foi obtida pela agência de notícias Reuters através do chefe da polícia da região de Kiev, que afirmou ele foi alvejado por soldados russos.

O profissional usava um crachá do New York Times quando foi encontrado. Em nota, o New York Times manifestou "tristeza profunda" pelo profissional que trabalhou no jornal há alguns anos mas não estava cobrindo a guerra da Ucrânia para o veículo.

Ainda segundo a polícia, outro repórter, que estava ao lado do jornalista morto, também foi atingido e levado a um hospital em Kiev. 

Em entrevista à emissora de TV CBS, o conselheiro de segurança do governo da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que o incidente foi "chocante e horripilante" e afirmou que estava em contato com as autoridades ucranianas para obter mais informações a respeito, para que o governo dos EUA pudesse tomar "consequências apropriadas".

"Os russos dispararam em civis, hospitais, locais de culto e jornalistas", disse Sullivan.

Cobertura de conflitos

Ao lado do irmão Craig Renaud, o jornalista produziu diversos documentários, cobriu eventos como as guerras no Iraque e no Afeganistão, o terremoto no Haiti, a violência dos cartéis no México e a crise de refugiados na América Central, informa o site da produtora dos irmãos.

Em 2014, a dupla venceu o prêmio Peabody de melhor documentário por "Last Chance High", produzido para o site Vice News.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem