A Polícia Militar da Bahia (PMBA) recebeu, na tarde desta terça-feira (15/3), durante solenidade no Quartel do Comando Geral (QCG), um veículo elétrico, modelo BYD ES, para teste da tecnologia durante 90 dias. O automóvel, que tem autonomia de até 300 quilômetros, será usado pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), em ações policiais de rotina.

O veículo foi cedido à PM, após contrato de comodato celebrado entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a BYD do Brasil, fabricante do carro, para avaliar alternativas mais sustentáveis.  

Durante três meses, a viatura será utilizada nas ações de rotina da PM para análise da eficiência, economia e adaptação ao bioma e às atividades desenvolvidas pela corporação.

O secretário da Segurança Pública em exercício, delegado Hélio Jorge Paixão, explicou que este é um momento importante. “Esse projeto nos permite testar a tecnologia e fazer o melhor aproveitamento possível dos recursos disponibilizados. Temos um estado muito grande, com 417 municípios, e acredito que não há melhor cenário para realizar estes testes e, possivelmente, adotar essa tecnologia para servir melhor à sociedade baiana”, explicou. 

A tecnologia é testada também nos estados de São Paulo, em parte da frota de São José dos Campos, adquirida pela prefeitura local e cedida à PM, e Espírito Santo. O veículo é movido 100% por energia limpa, o que pode gerar uma economia na manutenção. 


Por Marcia Santana / Ascom

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem