A aliança de 14 anos entre o Partido Progressista (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia chegou ao fim oficialmente nesta segunda-feira (14). Os partidos estiveram juntos nas últimas três eleições estaduais, quando repetiram a dobradinha com candidato a governador e a vice.

"Após amplo debate e consultas às lideranças progressistas, decidimos, por unanimidade, nos afastar da aliança atual e buscar outros caminhos onde possamos continuar trabalhando pelo povo baiano", disse, por meio de nota, o vice-governador e presidente do PP na Bahia, João Leão.

Leão entregou o cargo de secretário de Planejamento ao governador Rui Costa. Além dele, outros secretários do partido, Nelson Leal, de Desenvolvimento Econômico (SDE), e Leonardo Góes, de Recursos Hídricos, também deixam o governo do estado.

Na carta enviada, que foi divulgada na tarde desta segunda-feira, João Leão confirma que o Partido Progressista deixa a base aliada. O vice-governador ainda agradece o que chama de "convivência respeitosa que gerou laços de amizade".

"Quero ressaltar que nos 14 anos de aliança com os governos do PT, jamais faltou da nossa parte lealdade, dedicação, apoio parlamentar e espírito público"

O vice-governador ainda não confirma, mas deve ser candidato ao Senado. O PP tem mantido conversas com o pré-candidato da oposição ACM Neto, do União Brasil, para se candidatar ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador.

Após a saída de Leão, o governador Rui Costa agradeceu a Leão, mas destacou que a saída do partido do governo é uma decisão do vice-governador e afirmou que a sua maior aliança "foi construída em bases sólidas com o povo da Bahia".

Ainda sob o ponto de vista político, o governador disse que a chapa da situação já tem candidatos a governador e ao senado, com Jerônimo Rodrigues (PT) e Otto Alencar (PSD), respectivamente.

Além de Leão, deixam a base do governo Rui Costa, oito deputados estaduais (Nelson Leal, Eduardo Salles, Antônio Henrique Jr, Robinho, Luiz Augusto, Niltinho, Aderbal Caldas e Dal) e quatro federais (Cláudio Cajado, Cacá Leão, Ronaldo Carletto e Mário Negromonte Junior).

Aliança nas urnas desde 2010

O PP entrou para a base do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia em 2009, quando Leão se tornou Secretário Estadual de Infraestrutura da Bahia, cargo que ocupou até março de 2010, no governo de Jaques Wagner. No mesmo ano, o PP integrou a coligação que reelegeu Wagner. Na ocasião, o PP formou aliança com o PT, e outros seis partidos: PSB, PDT, PCdoB, PRB, PSL e PHS.

A chapa teve Otto Alencar como candidato a vice, e Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) eleitos para o senado. Além disso, o partido indicou um suplente de senador, Roberto Muniz (PP), que seis anos depois, em 2016, assumiria o senado até 2018, período em que Walter Pinheiro esteve de licença.

Já na eleição de 2014, o principal nome do PP na Bahia passou a integrar a chapa majoritária na eleição do primeiro mandato de Rui Costa. João Leão foi eleito vice-governador do estado.

A partir de 2015, Leão acumulou o cargo de vice-governador com o de secretário de estado. Ele esteve à frente da Secretaria de Planejamento (Seplan) e depois da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), antes de voltar para a Seplan em maio do ano passado.

Procurado, o governo do Estado ainda não divulgou quem serão os substitutos dos três secretários que deixam a pasta nesta segunda-feira (14).

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem