Em Enerhodar, na Ucrânia, milhares de pessoas se juntaram e usaram tudo que encontraram para bloquear pistas que dão acesso à cidade e impedir o avanço da coluna militar da Rússia, que se aproxima.

O prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, divulgou um vídeo de um posto de controle em sua conta do Telegram. Na cena é possível ver barricadas com sacos de grãos, carros, caminhões, além de milhares de homens e mulheres também se colocando como bloqueio no local.

A estratégia de defesa tem uma razão muito séria: em Enerhodar está Zaporizhzhia, a maior central nuclear da Europa. "Informamos que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia e a cidade estão sob proteção confiável. Os moradores não vão deixá-los (os russos) entrarem na cidade", disse o prefeito.

Veículos inimigos, no entanto, continuam se aproximando de Enerhodar. Será muito difícil conter a coluna militar russa com seus blindados, mas a demonstração de coragem da população chama a atenção.

Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou o início da invasão da Ucrânia. As tropas russas estão bombardeando e destruindo as principais instalações de infraestrutura, realizando ataques maciços em distritos residenciais de cidades e vilas ucranianas usando artilharia, lançadores de foguetes múltiplos e mísseis balísticos. A lei marcial foi imposta na Ucrânia e a mobilização geral foi anunciada desde então.

Por Metrópoles

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem