Um muro caiu e provocou o deslizamento de terra em uma encosta, na Travessa Nossa Senhora das Graças, no bairro do Pero Vaz, em Salvador. A situação ocorreu na manhã desta segunda-feira (18/4). Chove forte na capital baiana desde o sábado (16/4).

Ao menos 20 casas foram evacuadas na comunidade por causa do risco de desabamento, já que o solo está encharcado, ainda há movimentação de terra no local e a previsão é de que a chuva permaneça nas próximas horas. Além disso, dois imóveis vazios estão com acesso impedido, por causa do volume de lama arrastado.

Segundo moradores, o muro que caiu e causou o deslizamento foi construído há muitos anos para conter a encosta, mas não resistiu ao peso da lama que se formou com o temporal. De acordo com prefeitura de Salvador, a capital baiana atingiu 81% da média histórica esperada para abril.

Pelo menos 24 famílias já foram cadastradas para receber auxílio da prefeitura. Equipes das secretaria municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e de Manutenção da Cidade (Seman) prestam apoio aos afetados.

Até o momento, não há um balaço dos desabrigados, que são as pessoas afetadas pela chuva e estão sob amparo do poder público, porque todas as famílias afetadas foram recebidas por parentes e amigos - são chamados, então, de desalojados.

Sirenes de evacuação

Sirenes de alerta para evacuação de moradores foram acionadas nos seguintes bairros:

  • Capelinha, na região da Vila Picasso;
  • Lobato, na localidade Voluntários da Pátria;
  • Bom Juá, na região do Calabetão;
  • São Caetano, na Baixa do Cacau;
  • Alto da Terezinha, na comunidade de Mamede.

Nestas localidades, famílias são acolhidas por equipes da prefeitura em pontos fixos, como escolas públicas.

Durante todo o dia, outras localidades de Salvador também poderão ter os alarmes ligados pela Defesa Civil, que está de plantão para atender as demandas relacionadas à chuva. O órgão pode ser acionado a qualquer momento por meio do 199, gratuitamente.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo por causa das chuvas intensas, causadas por uma frente fria que saiu do sudeste do Brasil. A instabilidade dura até quinta-feira (21), por causa de uma frente fria vinda da região sudeste. Nesta segunda, as temperaturas variam entre 24º e 28º, com sensação térmica de 22º.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem