Pelo menos oito pessoas morreram e 30 estão internadas por causa da explosão no hotel de luxo Saratoga, no centro de Havana, capital de Cuba, nesta sexta-feira (6). Segundo informações publicadas no perfil da Presidência de Cuba, o sistema de saúde em Havana está funcionando em sua totalidade.

O perfil oficial ainda informou que o “trabalho de busca e resgate continua no hotel, onde as pessoas ainda podem estar presas [nos escombros]”.

A explosão, que balançou a capital cubana de Havana, destruiu a parte frontal do hotel de luxo Saratoga. Investigações preliminares indicam que o motivo da explosão foi um vazamento de gás.

A polícia e os bombeiros cubanos buscam sobreviventes entre os escombros. Ônibus e carros foram vistos destruídos no lado de fora do hotel.

Imagens do local mostraram a fachada destruída em pelo menos três andares do edifício ornamentado de estuque verde e branco. Nuvens de poeira e fumaça podiam ser vistas subindo em torno de detritos no chão.

Uma publicação feita no Twitter da Presidência de Cuba mostrou que o presidente, Miguel Díaz-Canel, esteve no local da explosão. Diáz-Canel está acompanhado do primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, e do presidente da Assembleia de Cuba, Esteban Lazo.

O presidente cubano também visitou o hospital hospital Hermanos Ameijeras, para onde foram transferidas várias das vítimas.

“Investigações preliminares indicam que a explosão foi causada por um vazamento de gás. Haverá mais detalhes sobre isso em breve”, escreveu o perfil da presidência.

Testemunhas oculares disseram a Patrick Oppmann, correspondente da CNN, que está no local, que aconteceu uma “grande explosão”.

De acordo com Oppmann, o hotel – que é um dos mais populares da cidade – estava praticamente vazio por causa da pandemia.

Com diárias entre R$ 1,4 mil e R$ 7,1 mil, o hotel luxuoso funciona em um prédio comercial construído em 1880 e adaptado para hotel em 1933.

Ele fica próximo ao Capitólio de Havana, que foi sede do Congresso de Cuba até a revolução de 1959, e hoje em dia abriga a Academia Cubana de Ciências e a Biblioteca Nacional de Ciência e Tecnologia.

Segundo o site do Hotel Saratoga, localizado no centro histórico da capital cubana, o edifício possui 96 quartos, dois bares, dois restaurantes, um spa, uma academia equipada e uma piscina no terraço.

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem