Não há espaço para ladrões, ainda que a busca seja por comida, em uma guerra. Sobretudo se os alvos dos furtos forem residências deixadas por famílias que fugiram sem levar quase nada, para conseguir sobreviver aos horrores da guerra.

Na Ucrânia, dois homens foram filmados amarrados com fita plástica a um poste, na semana passada. Um deles tinha uma placa nas costas com a escrita: "Saqueador". Desde o início da invasão russa ao país, esta tem sido a forma com que os militares ucranianos e justiceiros têm punido pessoas acusadas de saquear casas de civis que fugiram e deixaram tudo para trás. A prática se tornou comum em cidades onde os conflitos são mais intensos.

Imagens que circulam pelas redes sociais em todo o mundo mostram, inclusive, muitas das pessoas com batatas na boca para que não possam falar. Os suspeitos, em sua maioria, são despidos da cintura para baixo também como uma forma de punição, sendo submetidos a humilhação em público e ao frio congelante durante horas ou até dias.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem