Mais um tremor de terra foi registrado em Jacobina. O abalo sísmico desta segunda-feira (9/5) aconteceu às 14h44 (horário local), e foi percebido por moradores do bairro Mundo Novo. "Percebemos [ele e a família]. Eu ouvi o barulho", disse o cidadão que preferiu não ter o nome citado, ao Jacobina Notícias.

Momentos após ter escutado um barulho, que seria similar ao de um trovão, a sua percepção do evento foi informada ao Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que confirmou ter registrado o abalo, de magnitude preliminar 1.4 mR, em suas estações sismográficas instaladas na região.

Contudo, até a publicação desta reportagem, o laboratório não publicou em sua página oficial este novo tremor, pois está reunindo detalhes das informações envidas pelos sismógrafos. O LabSis deve informar oficialmente sobre o abalo nesta terça-feira (10/5).

16 tremores em um dia

No domingo (8/5), dezesseis tremores de terra foram registrados no município de Jacobina (confira aqui). O mais forte aconteceu às 4h48 da madrugada, de magnitude 2.3, e foi sentido por moradores da localidade de Jaboticaba, na zuna rural de Jacobina. Os outros 15 tremores tiveram magnitudes iguais ou inferiores a 1.0.

Antes, na quinta-feira (5/5), às 8h, um tremor de terra de magnitude 2.1 foi captado pelo laboratório (releia aqui), e também foi sentido por moradores de Jaboticaba.

Análises

O laboratório instalou sismógrafos na zona rural do município no início do ano, para realizar análises e estudos mais detalhados sobre a alta incidência de abalos sísmicos em Jacobina. Entretanto, os estudos estão sendo desenvolvidos e ainda não há um posicionamento oficial sobre as causas dos tremores.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem