Cem adolescentes de escolas da rede municipal de Jacobina terão um início de férias diferente este ano. Isso porque eles participarão entre os dias 17 e 23 de junho do ‘Campus’, uma das etapas do projeto “Era Uma Vez…Brasil”, que acontece pelo segundo ano consecutivo na cidade. 

A iniciativa reconta a História do Brasil, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Em novembro, o projeto levará parte desses estudantes para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

Durante os próximos sete dias, os alunos participantes ficarão imersos em um acampamento participando de oficinas de audiovisual, de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras em um quilombo em Morro do Chapéu. O projeto desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas e o ‘Campus de Arte-Educação’ é a segunda de quatro etapas do “Era Uma Vez… Brasil” que acontecem na cidade. 

Além de Jacobina, a iniciativa mobiliza - simultaneamente - professores de História e alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de oito cidades brasileiras: ainda na Bahia, Salvador e Mata de São João; Belo Jardim, em Pernambuco; e Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo. Este é o segundo ano de realização do projeto em Jacobina que chega à sua sexta edição em 2022. 

“Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez…Brasil”. 

Em todo o país foram mais de 2.700 inscritos, sendo 444 alunos de Jacobina. 

Na região, o projeto conta com a parceria fundamental da Yamana Gold, patrocinadora do “Era Uma Vez…Brasil”, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. “Esse é o segundo ano que estamos apoiando a iniciativa do projeto que está alinhada ao nosso compromisso social de contribuir constantemente para o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos. Projetos que valorizam a educação e a cultura trazem um impacto positivo para o crescimento pessoal dos nossos jovens e educadores e, por consequência, representam um ganho para toda a cidade de Jacobina. Que a edição de 2022 traga novamente bons frutos e que sonhos continuem se realizando”, comemora Edvaldo Amaral, gerente-geral da JMC Yamana Gold.

QUADRINHOS, FILMES E INTERCÂMBIO

Na primeira etapa, chamada de “Fatos Históricos” e finalizada em maio, o projeto mobilizou professores de História do 8º ano de 10 escolas municipais de Jacobina. Esses professores participaram de encontros de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira. A partir desses encontros, os docentes propuseram atividades em sala de aula para os mais de 400 alunos inscritos na cidade.

Como resultado, os estudantes produziram cerca de 300 histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. Os adolescentes que criaram as 100 melhores HQs seguem esta semana para a próxima etapa. Ao final do projeto, as cem melhores HQs produzidas em todo o Brasil integrarão o livro “Era uma vez...Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Como resultado dos sete dias de imersão no Campus, os estudantes produzirão filmes curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Os curta-metragens serão exibidos e divulgados também como resultado do projeto. A produção desses filmes e o desempenho individual de cada adolescente são decisivos para a seleção dos nomes que seguirão em novembro para a próxima etapa do projeto: a viagem para Portugal. O anúncio dos estudantes que irão para o intercâmbio acontecerá em agosto, durante um evento realizado na cidade.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem