O Centro de Combate à Desinformação do governo da Ucrânia incluiu o ex-presidente Lula (PT) em uma lista de pessoas que promovem propaganda pró-Rússia durante a guerra.

No relatório, divulgado no último dia 14 de julho no site do órgão que faz parte da guerra de narrativas entre Rússia e Ucrânia, 78 pessoas são listadas com nome e registros que comprovem propaganda a favor da Rússia.

A publicação lista políticos, jornalistas, cientistas políticos, analistas e outras pessoas que deram opiniões consideradas pelo governo ucraniano como favoráveis à Rússia.

Lula, o único brasileiro na lista, é acusado de afirmar que a Rússia deveria liderar a nova ordem mundial, além de dizer que Zelensky é tão culpado pela guerra como Putin.

Contudo, não há registros de que o ex-presidente tenha dito a primeira frase. Já a afirmação de que Zelensky também é culpado pela guerra aconteceu durante entrevista de Lula à revista Time, em maio deste ano.

Na ocasião, o petista criticou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “Agora, às vezes, fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”.

Por Metrópoles

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem