O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, disse que o partido dele deve apoiar a campanha de ACM Neto (União Brasil) na Bahia e que a aliança no estado independe do apoio do ex-prefeito de Salvador à sua candidatura. A fala ocorreu nesta sexta-feira (1º), na capital.

“O nosso partido, o PDT, é dirigido aqui pelo Félix Mendonça. Ele, em audiência com os companheiros todos, tem me dado informações de que estão bem avançados, ainda não arrematados, os entendimentos para nós apoiarmos o ACM Neto", disse Ciro Gomes.

Segundo o pré-candidato à Presidência, o ex-prefeito de Salvador é a melhor opção entre as que já foram anunciadas para o governo da Bahia.

"Eu fico absolutamente feliz com essa iniciativa do meu partido, mas se vai se consumar ou não, é melhor perguntar para os meus companheiros. Eu de cima para baixo não imponho nada, porque para a Bahia, estado que eu amo profundamente, porque é a síntese da brasilidade, nesse momento o melhor é o ACM Neto”.

Ciro Gomes deu entrevista na manhã desta sexta depois que se encontrou como o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), no Palácio Thomé de Souza. A cidade tem como vice-prefeita Ana Paula Matos, que também é do PDT e estava presente no local.

O pré-candidato à Presidência e ACM Neto já tiveram diversos encontros para discutir a eleição localmente.

"Como é que o ACM Neto pode deixar de respeitar o candidato do partido dele, que é o [Luciano] Bivar. Eu vou ficar fora da Bahia? Não, eu vou apoiar aquele que acho melhor para o estado, é unilateral", disse Ciro.

Escolha do vice

De acordo com Ciro Gomes, a decisão sobre o pré-candidato ou pré-candidata para o cargo de vice-presidente na sua chapa será definido na convenção do PDT, marcada para o fim do mês.

“Meu vice ou a minha vice só será escolhido ou escolhida em julho e estamos começando julho hoje. Minha convenção, e isso é novidade, já está marcada, vai ser no dia 23", contou.
O primeiro turno das eleições será realizado em 2 de outubro, e o prazo para o registro das candidaturas é até 15 de agosto.

"Primeiro dia para a gente deixar logo consolidado, mas nós vamos delegar a comitiva nacional, PDT, a faculdade até o último dia possível, que é no dia 6 de agosto, para as tratativas em relação ao meu vice ou minha vice”, concluiu.

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet em Salvador 

Após dois anos sem a realização do cortejo cívico por conta da pandemia, as celebrações da Independência do Brasil na Bahia, que acontecem no dia 2 de Julho, terão ares de campanha presidencial no sábado.

Os quatro primeiros colocados na última pesquisa Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) confirmaram presença e estarão em Salvador no mesmo dia.

O presidente e Lula estarão em eventos distintos em celebração ao 2 de Julho, mas que acontecem em regiões não tão distantes. Já Ciro e Simone vão para o mesmo local.

Ciro e Simone estarão a cerca de um quilômetro de distância de Lula, enquanto o evento com Bolsonaro terá ponto de partida a cerca de cinco quilômetros dos locais onde estarão os candidatos do PT, PDT e MDB. O raio de distância é de 3,4 quilômetros.

A situação, para Ciro Gomes, demanda responsabilidade entre os pré-candidatos. Ele afirmou que é "muito provável" que cada um deles corram riscos, sem especificar quais. No entanto, pontuou o aparato de segurança dos adversários.

"O aparato de segurança do Bolsonaro é monstruoso e o Lula não entra em uma sala dessa sem vocês passarem por um detector de metais”, afirmou.

“Pela prudência o que que está acontecendo? O Bolsonaro vai fazer uma 'motociata' de um lado da cidade, na Barra. O Lula parece que vai fazer um negócio confinado, mas eu, como sempre fiz, vou andar na rua. Eu sou assim, não tenho aparato, mas vou andar com meus amigos”.

Sobre cumprimentar os outros pré-candidatos caso os encontrem, Ciro falou que tirando Jair Bolsonaro, citado como uma "figura fora da democracia", falaria com os outros, apesar das diferenças de pensamento.

“Tirando o Bolsonaro que é uma figura fora da democracia, todos nós temos diferenças profundas, insuperáveis, e no meu caso com o Lula definitivamente insuperáveis, mas sendo do campo da democracia, como ele é, graças a Deus, se nos encontrarmos vamos se cumprimentar provavelmente", disse o pré-candidato à Presidência.

Pesquisa Datafolha de junho mostrou que, para as eleições deste ano, Ciro Gomes tem 8% das intenções de voto, atrás de Lula (47%), Jair Bolsonaro (28%) e André Janones (2%).

Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou um ponto para menos, dentro da margem de erro. Bolsonaro oscilou um ponto para mais, também dentro da margem de erro.

Apoio de Geddel ao PT na Bahia

Ciro Gomes também lembrou do crime de associação criminosa, no qual o ex-ministro, Geddel Vieira Lima, responde em liberdade condicional, no caso das malas com R$ 51 milhões encontradas em um apartamento de Salvador.

“O Geddel ser preso, condenado, fotografado com R$ 51 milhões em mala enquanto nosso povo está passando fome. Quem tem que explicar isso é o Lula", apontou.

Agenda na Bahia

Pré-candidato do PDT à Presidência, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, desembarcou na manhã desta sexta-feira (1º), em Salvador, para cumprir uma agenda de três dias na capital baiano e no interior do estado.

Entre os compromissos está o lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do partido na Bahia, e a participação no tradicional desfile do Dois de Julho. 

O primeiro dos compromissos foi uma visita ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), no Palácio Thomé de Souza. Durante a tarde, Ciro Gomes viaja para Euclides da Cunha, a 300 km de Salvador, onde participa do lançamento da pré-candidatura de Félix e do aniversário do prefeito Luciano Pinheiro (PDT), no espaço de eventos Ararinha.  

"Palanque é coisa do século 19, hoje vou para Euclides da Cunha, o prefeito vai comemorar o aniversário dele, na passagem da estrada eu ligo para o Colbert Martins, que é meu amigo, prefeito de Feira de Santana. Conheço todo mundo”, disse Ciro.

No sábado (2), Ciro Gomes marca presença na festa de Independência do Brasil na Bahia, ao lado de Félix, da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e outras lideranças pedetistas da capital e do interior. A presença dos pré-candidato no Largo da Lapinha está marcada para 7h30. 

A agenda se encerra no domingo (3), com visitas a bairros de Salvador e a possibilidade, de uma viagem ao interior.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem