A farmacêutica Pfizer solicitou nesta sexta-feira (29/7), a autorização para incluir a faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias na bula de seu imunizante contra a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência liberou a vacina para a população de 5 a 11 anos em dezembro do ano passado.

Nos Estados Unidos, a agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) liberou o imunizante para esta faixa etária em 17 de junho e a vacinação teve início no dia 21.

Em nota, a Anvisa informou que o prazo inicial de análise é de 30 dias e vai começar a ser contado a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto. “O prazo pode ser alterado na ocorrência de apresentação de exigência, que é quando a Anvisa identifica a necessidades de complementação de dados e informações pelo laboratório.”

A Pfizer divulgou, em maio deste ano, que estudos iniciais com crianças de 6 meses e menores de 5 anos apontaram que a vacina é segura e o esquema com três doses tem eficácia de 80,3% contra a doença. O teste foi realizado durante a circulação da variante de preocupação ômicron, dominante no mundo.

A farmacêutica indica que esta população receba doses de 3 µg, que corresponde a um décimo da dose para adultos. Segundo a Pfizer, o imunizante para a faixa de 6 meses a menos de 5 anos terá tampa na cor vinho. O objetivo é diferenciá-la da vacina pediátrica para o público de 5 a 11 anos (tampa laranja) e da versão para a população acima de 12 anos (tampa roxa).

“Sabemos que a Covid-19 impacta também as crianças menores, inclusive com a possibilidade de evolução para doença grave”, destacou Adriana Ribeiro Polycarpo, diretora médica da Pfizer Brasil.

Os números da vacinação no Brasil:


Fonte: Veja

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem