Johnathans Matheus de Souza Caires Melo, de 28 anos, natural de Paramirim, no sudoeste da Bahia, teve a prisão decretada após se passar por médico e atender pacientes durante quatro meses em um hospital de Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo. Ele deu plantões como clínico geral entre março e junho deste ano, mas desde então está desaparecido.

De acordo com a Polícia Civil, o homem usou documentos e o registro profissional de um médico verdadeiro para conseguir o emprego e durante o período que trabalhou no hospital atendeu cerca de 800 pacientes. Ele está foragido da Justiça.

Durante o período que atendeu os pacientes, o falso médico chegou até a assinar um atestado de óbito de uma mulher de 64 anos, que faleceu em julho. Johnathans utilizava o registro profissional e documentos de um médico da cidade de Mogi das Cruzes. Há cerca de um mês, o médico descobriu a fraude por meio de um site e denunciou o homem à polícia.

Eu tenho costume de acessar o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Olhei e tinha meu nome em Bom Jesus dos Perdões. Eu entrei em contato com o diretor do hospital, pra entender porque meu CRM estava registrado lá, sendo que nunca tinha dado plantão naquela região. Ai foi onde ele enviou os documentos que o falso médico tinha apresentado e que de fato eram meus documentos, contou o médico, que prefere não se identificar.

O aposentado Aleano José Dias, de 83 anos, é um dos pacientes que foi atendido pelo falso médico. O idoso conta que em junho procurou atendimento, após apresentar dores de garganta e ouvido e que o médico receitou alguns remédios. Como não melhorou, procurou atendimento em outro hospital e descobriu que os remédios receitados não eram indicados para o problema que tinha.

Eu fui no médico, falei dos remédios que estava tomando e ele disse que não tinha nada a ver, que podia jogar fora os remédios.

Segundo a delegada Nágia Cássia de Andrade, que investiga o caso, o falso médico foi indiciado por estelionato, falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. A polícia conseguiu chegar até ele, porque o golpista abriu contas em bancos digitais em nome do médico verdadeiro, mas usando as próprias fotos e assim a polícia conseguiu identificá-lo.

A prefeitura de Bom Jesus informou que quando descobriu a fraude fez um boletim de ocorrência e notificou a empresa terceirizada, que é responsável pelo profissional.

O que diz a empresa

Por meio de nota, a empresa Pronto Clínica Centro Médico, que presta serviços para a prefeitura de Bom Jesus dos Perdões, informou que foi vítima dos crimes do suposto médico. A empresa diz que durante o processo de seleção, o homem entregou documentos do médico verdadeiro e que por isso acabou sendo efetivado para plantões pontuais.

Ainda segundo a empresa, após saber da fraude, a empresa fez boletim de ocorrência e rompeu qualquer relação com o falso médico. A empresa destacou também que não houve omissão na escolha do profissional e que sempre busca aprimorar os processos de contratação de prestadores.

Por g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem