Depois de Maragogipinho e Jaguarari, chegou a vez de Jacobina receber a Feira Artesanato da Bahia, neste sábado e domingo (20 e 21/8), das 10h às 18hs, na Praça Rio Branco.

O evento contará com a participação de artesãs e artesãos dos municípios que integram o Território Piemonte da Diamantina, celeiro de uma produção artesanal que refletem as suas manifestações populares. São cerâmicas, trançados de fibras naturais, crochês, fuxico e bordados, entre outras técnicas. A feira retorna a Jacobina, onde foi recebida com sucesso pelo público na edição de 2021.

Na quinta-feira (19/08), a programação será aberta com a De Antemão, À Mão - Oficina de Design de Produto, com foco no artesanato em crochê, ministrado pela educadora Camila Bonifácio, das 14 às 18hs, na antiga sede da Câmara de Vereadores de Jacobina, localizada na Praça Rio Branco. Camila é empreendedora na By Miloca, marca reconhecida pelos seus produtos artesanais e costura criativa. Artesã, atriz e diretora teatral, ela é formada em professora licenciada em Teatro e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, especialista em Educação Especial pela FAAC e em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades como Educador pela UNEB.


Neste período, alguns municípios da região vão receber a Caravana de Cadastramento no Sicab, que habilita o profissional para participar de feiras e ter seus produtos comercializados pelo Artesanato da Bahia. A caravana seguirá por Irecê (16/08 – Mercado de Arte), Morro do Chapéu (17/08 - Casa de Arte), Miguel Calmon (18/08 - Sede da Gerência da Cultura de Miguel Calmon) e Jacobina (19 e 20/08 – Feira de Artesanato da Bahia). O credenciamento será realizado das 08hH às 12hs e das 14h às 17hs. 

“O fortalecimento do Artesanato nos territórios de identidade da Bahia é uma das nossas missões, por isso retornamos a Jacobina com uma programação intensa e diversificada que inclui cadastramento de artesãs e artesãos, oficina de qualificação e mais uma edição da Feira Artesanato da Bahia. Gerar oportunidades de trabalho e renda e reforçar a identidade cultural dos territórios é um dos propósitos destas ações oriundas da parceria do Estado da Bahia com a prefeitura local”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato – Setre. 

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio das prefeituras municipais.

JACOBINA

Na região centro-norte da Bahia, Jacobina fica a 330 km de Salvador, bem no extremo norte da Chapada Diamantina. A região tem um patrimônio cultural e histórico muito rico, herdado da corrida do ouro, que teve início com os bandeirantes no início do século XVII.

A cidade tem um belo relevo, cercada de grandes paredões de morros e serras auríferas e suas admiradas atrações naturais, grutas, rios e cachoeiras. A região também atrai praticantes de esportes radicais, como ciclismo, rapel e voo-livre.

Da Assessoria de Comunicação / Fotos: Divulgação

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem