A humanidade está a apenas “um erro de cálculo da aniquilação nuclear”, alertou o secretário-geral da Organização da Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta última segunda-feira (1º/8). A fala foi durante a abertura de uma conferência sobre o tratado nuclear das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA).

Para o chefe da ONU, ameaças geopolíticas, incluindo a crise climática, a pandemia de Covid-19 e os conflitos armados estão colocando o mundo em risco de um perigo nuclear não visto desde o auge da Guerra Fria.

“A humanidade corre o risco de esquecer as lições forjadas nos terríveis acontecimentos de Hiroshima e Nagasaki", afirmou Guterres. O secretário-geral acrescentou que “as tensões geopolíticas estão atingindo novos patamares” e que “a desconfiança substituiu o diálogo”.

De acordo com Guterres, quase 13 mil armas nucleares estão agora sendo mantidas em arsenais em todo o mundo. O diplomata citou a invasão da Ucrânia pela Rússia e as crises no Oriente Médio e na península coreana como áreas onde os tons nucleares “estão apodrecendo”.

Por CNN Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem