Doze estudantes e um docente de escolas públicas municipais de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia, irão viver uma experiência transformadora e inesquecível em novembro. Isso porque eles serão levados a Portugal para um intercâmbio cultural de dez dias pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”. 

Os nomes dos viajantes serão anunciados na próxima quarta-feira (17/8), durante um evento realizado no auditório do Colégio Gilberto Dias de Miranda (Comuja), a partir das 19h. O evento marcará também o lançamento do livro de histórias em quadrinhos “O Outro Lado da História” e de quatro filmes curtas-metragens, todos produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto. 

O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do Brasil, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. 

Além de Jacobina, a iniciativa mobiliza, simultaneamente, professores de História e alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de outras sete cidades brasileiras: Salvador e Mata de São João (BA); Belo Jardim (PE); e Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana (SP). Este é o segundo ano de realização do projeto em Jacobina. 

Desde maio, quando foram iniciadas as inscrições, estudantes e professores de 10 escolas públicas da cidade já passaram por duas das quatro fases propostas pelo projeto. Ao todo, foram mais de 400 estudantes inscritos em Jacobina de um total de 2.700 em todo o país. 

Na região, iniciativa conta com a importante parceria da Yamana Gold, patrocinadora do “Era Uma Vez…Brasil”, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. 

“Esse é o segundo ano que estamos apoiando a iniciativa do projeto que está alinhada ao nosso compromisso social de contribuir constantemente para o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos. Projetos que valorizam a educação e a cultura trazem um impacto positivo para o crescimento pessoal dos nossos jovens e educadores e, por consequência, representam um ganho para toda a cidade de Jacobina. Que a edição de 2022 traga novamente bons frutos e que sonhos continuem se realizando”, comemora Edvaldo Amaral, gerente-geral da JMC Yamana Gold.

LANÇAMENTO E ANÚNCIO DO INTERC MBIO

O projeto desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas e, durante as férias, em junho, realizou a etapa ‘Campus de Arte-Educação’, um acampamento educativo de sete dias, em que os alunos ficaram imersos participando de oficinas de audiovisual, interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras em um quilombo em Morro do Chapéu. O evento desta quarta-feira contará com a presença dos 100 estudantes que participaram dessa etapa. 

Na programação, estão: lançamento dos curtas-metragens “Aula vaga: um breve diálogo sobre educação, futuro e direitos”, “De lição escolar à lição de vida”, “De novo, não”, “Ensaio Velame”, todos roteirizados e filmados pelos alunos participantes durante a etapa Campus; lançamento do livro de HQs “O Outro Lado da História”, que reúne histórias em quadrinhos com a temática do projeto e produzidas pelos estudantes de todo o país; e, por fim, o anúncio dos intercambistas que irão à Portugal. 

Ascom / Era Uma Vez Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem