Os filhos do senhor Elias Januário Sérgio, de 92 anos, não sabem mais a quem recorrer para conseguir salvar a vida do pai. De acordo com os filhos, o idoso, que enfrenta problemas de saúde, está internado desde o dia 19 de agosto no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina

Nesta terça-feira (6/9), dois filhos do paciente entraram em contato com o Jacobina Notícias. Os relatos envolvem um misto de preocupação e revolta pela incapacidade do Município e do Estado em cuidar do pai deles, que contribuiu por toda a vida com serviços prestados à saúde, como técnico de enfermagem.

Eles relataram a falta de medicamentos em hospitais de Jacobina e a má gestão dos recursos públicos destinados à saúde. Um dos filhos descreveu todo o sofrimento e drama vivenciado pelo pai há 18 dias. Ele disse à reportagem que é de "cortar o coração e ao mesmo tempo é revoltante".

Veja o relato na íntegra:

"Desejo, como filho preocupado com seu pai comunicar a minha insatisfação com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, pela falta de assistência aos municípios e a precariedade em casos urgentes. É função da Secretaria dispor de todas as condições para a promoção, proteção, e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades e dando uma melhor qualidade de vida ao povo Baiano. 

Desde o dia 19 de agosto de 2022 que o paciente Elias Januário Sérgio está aguardando ser transferido para Salvador devido uma (coleção extra-axial aguda/ subaguda na convexidade frontotemporopariental direita, medindo 2,4 cm na sua maior espessura). um sagramento na cabeça que necessita de cirurgia de urgência por ser um caso delicado, comprometendo a vida do paciente que tem 92 anos de idade, diagnosticado também com Alzheimer. 

É inadmissível a forma como os órgãos públicos lidam com os casos urgentes na cidade de Jacobina, digo isso, não somente pelo meu pai que se encontra hospitalizado, mas por todos pacientes que passaram e que precisavam também de um certo cuidado e chegaram a óbito pela falta de assistência da Secretaria do Estado da Bahia. 

Para quem não conhece, Elias Januário Sérgio foi técnico de enfermagem em Jacobina atuando tanto no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, como no Hospital Regional, dedicou parte da sua vida a cuidar de pessoas enfermas e trabalhou com vários médicos importantes da cidade, como Dr. Carlito e Dr. Flávio. 

Vê-lo nessa situação chega a cortar o coração e ao mesmo tempo é revoltante, dentre tantos fatores relevantes temos a falta de medicamentos nos hospitais, a péssima administração dos recursos destinados e a inobservância do poder público. Visto que a sociedade está cada vez mais necessitada de tal cuidado do Estado. 

Atenciosamente, 

Gilmar da Silva Sérgio"

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem