Por Eduardo Dias | Ano eleitoral é assim: forças de oposição, mesmo que discordando quase 100% das vezes, se juntam contra quem está no poder. É democrático. Temos como principal exemplo a eleição nacional deste ano.

Agora, municipalizando um pouco o pleito deste ano, temos algo interessante a se observar: o ex-prefeito Rui Macedo, que outrora declarou apoio público ao então candidato a prefeito, Tiago Dias, começou botar o time em campo, já visando as eleições municipais em 2024. Está certo. Quem não se articula, fica para trás. Dr. Rui, como é conhecido o ex-gestor, tem buscado angariar votos para seu deputado estadual e candidato à deputado federal, Dal, e o candidato ao Governo do Estado, ACM Neto. O Dr. tem aproveitado para relembrar os feitos de suas gestões à frente sa PMJ e divulgando tudo nas redes sociais. 

Quem também está ligado em tudo é o ex-prefeito Luciano Pinheiro, o Luciano da Locar, que não engoliu ainda a derrota para Tiago em 2020 e tem feito uma oposição ferrenha ao comunista desde o início do mandato. Certo ele. Tem que se manter na ativa. Ele, inclusive, não perde a oportunidade de bater de frente nos deslizes cometidos pela atual gestão. E não são poucos. Luciano também pede votos para Neto e seu federal Elmar. Bases vão sendo construídas. 

No entanto, muitos eleitores dos dois ex-prefeitos já começam a pedir uma casadinha contra Tiago em 2024, o que acho difícil. Os dois, que já tiveram um bate chapa que ficou para a história, em 2016, com a vitória de Luciano, não devem estar juntos, por mais que peçam. Hoje, no pleito estadual, eles estão juntos, do mesmo lado, mas nem tanto. 

O que pode-se esperar para a próxima eleição em Jacobina é uma boa disputa entre os três, mas com um fator surpresa que tem corrido pelas beiradas: o presidente da Câmara Municipal de Jacobina, Juliano Cruz, que tem comandado a Casa com pulso firme e, mesmo que se eleja deputado estadual, tem cacife político para tentar se aventurar ao Executivo. 

Mas será que cabe todo mundo nessa disputa? Creio que não. Um dos dois figurões deve rodar para a enteada de Juliano. A briga vai ser boa, mas há muito o que rolar até 24. Os players estão em campo, se vai dar jogo, nos resta esperar.

Eduardo Dias é jornalista, jacobinense e atua como repórter de política no BNews, em Salvador.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem