O simulado realizado nesta sexta-feira (9/9) pela mineradora Yamana Gold, em Jacobina, tem por objetivo aperfeiçoar as técnicas de evacuação e salvamento de pessoas em caso de um rompimento de barragem de rejeitos. Antes do simulado, a empresa teria orientado moradores da zona rural sobre os procedimentos a serem adotados durante o treinamento.

A mineradora havia realizado o primeiro simulado em 2019 (relembre). À época, após a simulação, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontou falhas que deveriam ser corrigidas (matéria aqui). O MP acompanhou o simulado ocorrido hoje, que contou com apoio de órgãos de Segurança Pública, do Estado e da Prefeitura de Jacobina.

Aos disparos das sirenes, vários pontos da cidade tinham a circulação de veículos e pessoas interrompidos, enquanto o treinamento era realizado. Esses bloqueios geraram grande congestionamentos pela cidade e fila quilométrica na rodovia BR-324 (assista abaixo). 

Por este motivo, muitos moradores reclamaram dos transtornos gerados e questionaram o fato de a simulação acontecer em um dia útil e não no fim de semana ou feriado. Apesar das reclamações, todos ressaltaram a importância do treinamento.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem